DRAGÃO DO CERRADO

Atlético Clube Goianiense
Fundado em 02 de Abril de 1937
Dragão é o Mascote
Rubro-Negro são suas cores
Estádio Antonio Accioly é sua Casa
A Campininha o Abriga

domingo, 30 de novembro de 2008

Quem sai?! Quem fica?! 2009 já começou pro DRAGÃO


Após o acerto com Mauro Fernandes para continuar no comando técnico do Atlético em 2009, o planejamento já começou. Estão sendo definidos os jogadores que continuarão no elenco. A apresentação está definida para 15 de dezembro de 2008, os jogadores farão testes físicos e exames médicos até 23 de dezembro, terão recesso de Natal e Reveillon, reapresentando dia 02 de janeiro de 2009 para pré-temporada.



QUEM SAI?!


Rafael Córdoba (gol)
Rafael Pedro (zaga)
Julinho (lateral esquerdo)
Cláudio (lateral direito)
Jefferson Baiano (volante)
Bruno de Jesus (volante)
Michel Schmoller (volante)
Nonato (atacante)
Rivaldo (atacante)
Renatinho (armador - categoria de base)
Rui Jr (atacante - categoria de base)
Dime (volante - categoria de base)


QUEM FICA?! (por enquanto!)

Márcio (goleiro)
Gil (zaga)
Jairo (zaga)
Gilson (zaga)
Rafael Cruz (lateral direito)
Róbston (volante)
Jair (volante)
Lindomar (armador)
Anailson (armador)
Jorge Henrique (armador)
Marcão (atacante) (tem propostas!)
Juninho (atacante) (tem propostas!)
André Leonel (atacante)
Boca (atacante)
Reinaldo (atacante)


Negociações / Incógnitas

França (gol)
Chiquinho (lateral esquerdo)
Romeu (volante)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mauro Fernandes confirmado

Mauro fica no Atlético
Mauro Fernandes continua como técnico do Atlético em 2009. O anúncio foi feito pelo diretor de futebol, Adson Batista, no fim da tarde de quinta-feira. O treinador ficou satisfeito com a permanência no comando técnico do Dragão e espera manter a mesma qualidade do trabalho no próximo ano.

Após longos dias de conversas, Atlético e Mauro Fernandes chegaram a um acordo. Antes mesmo do fim da Série C, a diretoria já conversava com o treinador sobre a renovação.
Mas depois de muita negociação, Ádson Batista falou sobre a permanência do treinador. "O Mauro foi o treinador de um time que chegou ao título com uma campanha invejável. Para o clube, o natural é mantê-lo. Ficamos felizes com o acerto e agora esperamos que o trabalho continue tendo o mesmo êxito", diz.

Mauro Fernandes retribuiu os elogios da diretoria da mesma forma. "O Atlético dá todas as condições para fazermos um bom trabalho. Por isso, optei por permanecer aqui. Espero que em 2009 possamos obter os mesmos resultados que em 2008", espera.

Após o acordo com Mauro Fernandes e as renovações de Rafael Cruz e Gil, Adson Batista agora vai se concentrar em contratações e dispensas. "Temos uma boa base para a próxima temporada. Mas, temos que buscar alguns reforços e naturalmente, alguns jogadores que participaram da campanha deste ano, não permanecerão, assim como acontece em todos os clubes", afirma.

A comissão técnica já confirmou a programação de preparação para o Campeonato Goiano. No dia 15 de dezembro os jogadores se reapresentarão e farão exames médicos. A partir do dia 16, até o dia 23, os jogadores terão longos trabalhos físicos pela frente. O elenco será dispensado para as festividades do fim do ano e se reapresentará na tarde do dia 2 de janeiro.
AFI

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Notícias desta Quinta - 17/12/2008

Gil, zagueiro destaque da série C 2008, renovou contrato com o DRAGÃO por 4 anos, a multa recisória é de R$ 5 milhões.

Técnico Mauro Fernandes não assinou contrato com o Atlético, mas está participando da programação para 2009, isto indica que permanecerá.

Presidente Maurício Sampaio está chateado com José Mendonça Telles, que em sua coluna no Jornal O Popular de ontem, chamou a atual diretoria de coveiros, por estarem tentando locar a área do Antonio Accioly. José M. Telles comparou a atual diretoria com a da época de Alencar Júnior e Bella Vista, o que É um absurdo!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Negociação 2009 - Mauro Fernandes

Decisão sobre futuro de Mauro Fernandes é adiada

A definição sobre a permanência ou não de Mauro Fernandes no comando do Atlético foi adiada. Alguns detalhes empedem que o treinador ou a diretoria atleticana anunciem uma decisão. A expectativa é que a situação seja resolvida nesta quarta-feira.

Mauro Fernandes afirmou que a conversa com a diretoria tem sido bastante proveitosa e que alguns detalhes impedem que a negociação seja finalizada. "Estamos resolvendo algumas coisas e espero que até amanhã esteja tudo esclarecido", salientou o treinador, que comandou o Atlético na campanha do título da Série C 2008.

Um dos pontos positivos para que a renovação aconteça é a estrutura e o bom ambiente de trabalho que Mauro Fernandes encontrou no Dragão. "Aqui temos uma boa condição de trabalho e isso conta na hora da negociação. Vamos terminar de esclarecer alguns pontos para anunciar a decisão", completou o técnico, que viaja nesta quinta-feira para Belo Horizonte.

O diretor de futebol do Atlético, Ádson Batista, explica que a situação precisa ser resolvida logo para que o clube acerte seu planejamento no período de férias e pré-temporada. O diretor se mostrou confiante quanto a permanência de Mauro Fernandes.

"Ele está muito bem ambientado no clube e mostrou interesse no nosso projeto. Oferecemos uma boa estrutura durante a Série C e acredito que isso será levado em conta para que haja um acerto entre o Atlético e o Mauro", finalizou Ádson.
Fonte:
Felipe Furtado

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Festa Atleticana - Pagode e Forró

Atlético e torcida celebram título da Série C novamente
Atlético e Campinense ficaram no empate em 0 a 0, na noite deste domingo, no Serra Dourada. Mas, o resultado foi o que menos importou e os rubro-negros goianos e paraibanos comemoraram. O Dragão celebrou a entrega do troféu de bicampeão da Série C, enquanto a Raposa festejou o acesso à Série B.

Antes mesmo do jogo começar, o clima de festa já havia tomado conta dos jogadores atleticanos. Lindomar, Weslley e Róbston foram homenageados pelo clube. O diretor de relações públicas, Sérgio Cruz, entregou placas aos três jogadores. Weslley e Róbston ultrapassaram os 100 jogos durante a Série C e por isso receberam a homenagem. Lindomar foi premiado por ser o único jogador do elenco que participou dos dois títulos do brasileiro, em 1990 e 2008.

O Atlético ainda apresentou uma novidade para os torcedores. Por inciativa do presidente executivo, Maurício Sampaio, o clube passou a ter um mascote. Um Dragão com características infantis foi apresentado hoje a torcida e voltará a aparecer na temporada 2009.

O Rubro-negro goiano terminou a Série C invícto em casa. Em 16 jogos, foram somados 15 vitórias e apenas um empate. Na fase final, atuando no Serra Dourada, o clube goiano sofreu apenas um gol, na vitória por 5 a 1 sobre o Duque de Caxias. Os outros seis clubes que enfrentaram o Atlético em Goiânia, sequer conseguiram fazer gols, no octogonal final.

Após o empate com o Campinense, os jogadores e membros da comissão técnica completaram a festa. O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol, Virgílio Elízio, entregou o troféu ao capitão atleticano, Jairo (foto).

Os jogadores comemoram com a torcida, realizando mais uma vez a tradicional volta olímpica, que já havia sido feita após a vitória sobre o Brasil-RS, na 12ª rodada, quando o Dragão confirmou o título antecipado da competição.

Após as festividades no Serra Dourada, o time e os torcedores partiram para o Antônio Accioly, a verdadeira casa atleticana. Ao som do forró de Frank Aguiar, jogadores, diretores, membros da comissão técnica e a torcida, comemoraram mais uma vez a conquista.

Nesta segunda-feira, o elenco deve se reapresentar no Centro de Treinamentos do Setor Urias Magalhães para serem informados sobre a programação do período de férias. Vários atletas tem contrato com o clube e continuarão para a próxima temporada. Por outro lado, outros têm seus vínculos sendo encerrados e ainda vão negociar a permanência ou dispensa com a diretoria.

Além de Atlético e Campinense-PB, Guarani-SP e Duque de Caxias-RJ garantiram vagas na Série B 2009. O Bugre venceu o Águia-PA, enquanto os caiorcas se classificaram mesmo perdendo para o Confiança.


Confira as fotos do jogo entre Atlético e Campinense:
http://site.atleticocg.com.br/foto_detalhe.php?id_galeria=9

Ficha Técnica
Atlético 0 x 0 Campinense
Local:
Estádio Serra Dourada, em Goiânia - GO
Árbitro: Evandro Rogério Roman - Fifa/PR
Renda: R$ 27.055,00
Público: 5.928 pagantes

Atlético-GO
Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Róbston, Weslley e Lindomar (Anailson); Marcão (Cleyton Santos) e Juninho (Reinaldo).
Técnico: Mauro Fernandes

Campinense-PB
Pantera; Fábio, Henrique, Ricardo e Raí; Fabiano Silva (Mossoró), Charles Vagner, Fernandes e Élvis (Vanderlei); Paulinho Macaíba (Fábio Júnior) e Marquinhos Marabá.
Técnico: Freitas Nascimento

Fonte: Felipe Furtado

domingo, 23 de novembro de 2008

FESTA - Despedida de 2008

Comemoração pelo acesso vai atravessar a madrugada

O Atlético vai receber a taça de campeão brasileiro da Série C após o confronto de hoje. A festa do título será realizada no Estádio Antônio Accioly, a partir das 21h30. A entrada para a comemoração é o canhoto do ingresso da partida diante do Campinense. O torcedor que não for ao Serra Dourada e quiser participar da festa deve comparecer ao Accioly com a camiseta do Atlético e levar dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados à Sociedade São Vicente de Paula.

A festa será comandada pelo cantor Frank Aguiar e banda Noys é Noys. Ao contrário da primeira festa, celebrada após a vitória diante do Brasil-RS, no último dia 13, não será disponibilizado chope para a torcida. O bar do Antônio Accioly vai estar aberto.

Destaques do Dragão na C de 2008

Ataque matador, defesa impecável

O Atlético demonstrou, durante toda a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, que não possui um setor de destaque. O ataque, o mais positivo de todas as divisões do campeonato brasileiro, marcou 84 gols, dos quais 39 saíram dos pés da dupla de atacantes Marcão e Juninho. A defesa levou apenas 30 gols em 31 jogos, média menor que um por partida.

No meio-campo, a dupla de volantes Romeu e Róbston sintetiza a perfeita divisão de funções no elenco. Romeu atuava de forma recuada, auxiliava na marcação e não balançou as redes na competição. Já Róbston jogava quase como armador e marcou nove vezes, quantidade alta para sua função dentro de campo.

“Não temos apenas um setor responsável pela boa campanha. O destaque é todo o conjunto, a harmonia do time em campo e a disciplina do elenco”, destaca o treinador Mauro Fernandes, que ainda não renovou para 2009.

Jogo de despedida de 2008

Hoje é dia de festa para o Atlético

O Atlético se despede hoje da Série C do Campeonato Brasileiro, diante do Campinense-PB, às 19 horas, no Serra Dourada. Apesar do título já conquistado e da vaga garantida para a Série B de 2009, a postura dos jogadores e comissão técnica é de terminar a temporada com vitória, para coroar a festa com a torcida. O técnico Mauro Fernandes tem à disposição todos os titulares para o confronto.

O time paraibano, vice-líder da fase final com 20 pontos, precisa de vitória para garantir vaga. A vantagem para o Águia-PA, 5º colocado, é de apenas dois pontos. No 1º turno do octogonal, vitória do Campinense por 2 a 1, com dois gols do atacante Marquinhos Marabá, ex-Atlético. O zagueiro Jairo prevê dificuldade para o confronto.

“Para eles, esta partida tem um peso maior, porque disputam a vaga. Mas queremos encerrar a competição com vitória, para que os times que forem enfrentar o Atlético no Serra Dourada em 2009 saibam da nossa força”, afirma. O Dragão tem mais duas metas para o confronto: chegar aos 31 pontos e se igualar ao Criciúma-SC, que fez a melhor campanha da Série C, em 2006, além de terminar a competição como o único time do Campeonato Brasileiro com 100% de aproveitamento em casa.

Até o momento, foram 15 partidas, nove no Estádio Antônio Accioly e seis no Serra Dourada.

Disputa
O Atlético é uma exceção no octogonal final da Série C. A luta pelas três vagas restantes continua intensa – cinco clubes lutam pelo acesso. Nem mesmo o tradicional Guarani, apontado como favorito na fase final, conseguiu abrir vantagem para os demais. O time paulista é 3º, com 18 pontos, mesmo número de Duque de Caxias e Águia-PA.

Nem mesmo os critérios de desempate resolvem: os cinco times possuem cinco vitórias.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Planejamento para 2009 começa pelo banco

Mauro Fernandes é a prioridade da diretoria

O Atlético já começou o planejamento para a temporada 2009 e o primeiro nome na pauta de renovações é o do técnico Mauro Fernandes. A diretoria tenta a permanência do comandante atleticano e aguarda a solução desta negociação para dar início as demais conversas com os jogadores.



De acordo com o diretor de futebol, Adson Batista, o Atlético tem a intenção de permanecer com Mauro Fernandes no comando técnico da equipe, porém, com o título, o treinador deseja uma valorização financeira, que está sendo estudada pela diretoria. "É natural que o treinador queira ser valorizado. Estamos estudando a proposta dele e vamos fazer uma contra-proposta", diz Adson.



O diretor explica que o clube tem um planejamento financeiro e pretende manter os compromissos firmados, por isso, todas as negociações precisam ser bem estudadas. "Não vamos ultrapassar nossos limites. O Mauro é um treinador vencedor e merece ser valorizado, mas temos que fazer um compromisso que poderá ser cumprido no futuro", afirma.



A espectativa de Adson é que o treinador se sensibilize com o projeto atleticano e valorize o esforço que a diretoria fez durante a campanha na Série C. "O Atlético também está valorizado. Agora temos calendário para o ano todo e estamos em evidência. O Mauro se adaptou a nossa realidade e espero que isso seja um motivo para que ele permaneça", completa o diretor de futebol.

Fonte: Felipe Furtado

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Diretoria Atleticana quer continuidade do Crescimento

Atlético planeja arena e parceria com shopping

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

Após a conquista da Série C e da vaga para a Série B da próxima temporada, a diretoria do Atlético já pensa nos próximos passos para ampliar a estrutura do clube. O presidente executivo do rubro-negro, Maurício Sampaio, disse à reportagem do DM que o clube estuda parceria para construção de um shopping no Estádio Antônio Accioly. O clube entraria como sócio no empreendimento, tendo participação nos lucros.

O novo estádio passaria a ser uma arena que será construída no atual Centro de Concentração e Treinamento (CCT) do Urias Magalhães. A previsão é que a nova estrutura tenha capacidade para 15 mil torcedores, superior à atual capacidade de 4,2 mil lugares do Accioly. O modelo seria no formato funcional, com diferentes instalações nas dependências. Uma referência na concepção do projeto é a Arena da Baixada, do Atlético-PR, ou a Arena da Floresta, em Rio Branco-AC.

O presidente do conselho deliberativo do Dragão, Marco Antônio Caldas, destaca que a prioridade na parceria é a construção da nova arena atleticana. Segundo ele, a demolição do Antônio Accioly é o aspecto que menos preocupa à direção rubro-negra. “Estabelecemos uma condição: ninguém vai retirar uma grama do Accioly até que a arena do Atlético esteja pronta”, afirma.

A operação ainda está em fase de estudos. Os detalhes serão definidos em breve e devem ser alavancados pelo novo presidente do clube, que será eleito no próximo mês. O presidente de honra do Atlético, Valdivino de Oliveira, destaca que a arena representará a emancipação do Atlético em relação à utilização de campo de futebol, já que o time precisa pagar aluguel para realizar suas partidas no Estádio Serra Dourada.
“Essa arena pode dar autonomia financeira. Além de diminuir as despesas, ganharíamos com todo o merchandising ao redor do estádio, além da participação nos lucros do shopping”, analisa. “Temos a possibilidade de construir um estádio da nossa maneira, com cadeiras e camarotes para os mais fanáticos”, afirma.

Exemplos

A diretoria rubro-negra tem a Arena da Baixada, do Atlético-PR, como uma das referências. O estádio possui centro comercial, academia de ginástica e churrascaria. A construção da arena, por sua vez, foi baseada em modelos da Europa, como o Old Trafford, do Manchester, da Inglaterra. Outro estádio que chamou a atenção dos diretores do Atlético foi a Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. “É um estádio maravilhoso. A estrutura interna é muito moderna”, destaca o diretor de futebol, Ádson Batista.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

E a festa continua

Serra e Antônio Accioly serão palcos da festa atleticana

A festa pelo bicampeonato da Série C já está programada. Logo após o jogo entre Atlético e Campinense, no Serra Dourada, começam as comemorações no estádio Antônio Accioly. A diretoria anunciou vários motivos para incentivar o torcedor atleticano a comparecer.

Os preços promocionais dos ingressos serão mantidos. O torcedor que quiser ver o jogo e vibrar da arquibancada pagará apenas R$5. Nas cadeiras, o custo é de R$ 10. Mulheres e estudantes com carteira estudantil ainda pagam meia-entrada. Os bilhetes começam a ser comercializados a partir das 14 horas de quinta-feira, nas bilheterias do Antônio Accioly.

O jogo diante do Campinense ainda marca a despedida do Atlético nos gramados, em 2008. Os jogadores vão buscar a vitória para manter o aproveitamento de 100% dos pontos em casa. Além disso, já que vão comemorar oficialmente a conquista do bicampeonato, ninguém quer sair derrotado antes da celebração.

O troféu da Série C (foto) será entregue logo após o jogo, paralelo aos fogos de artifício. A partir daí, começa uma nova festa, na verdadeira casa do torcedor atleticano: o Estádio Antônio Accioly.

O cantor Frank Aguiar e a banda goiana Noyz é Noyz, farão um show para os torcedores comemorarem ainda mais a conquista do bicampeonato da Série C. Um grande espetáculo pirotécnico, com fogos de artifício, também será realizado no Accioly.

Para participar da festividade no estádio rubro-negro, o torcedor terá duas opções. Quem comparecer ao Serra Dourada para assistir o jogo entre Atlético e Campinense, terá que levar o canhoto do ingresso para garantir a entrada no Accioly. Quem não for até o Serra ainda poderá participar da festa, desde que esteja vestido com a camisa atleticana e leve dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à Sociedade São Vicente de Paula.

A diretoria atleticana, os jogadores e a imprensa estarão presentes na festa em um Camarote VIP, que será montado nas dependências do estádio.

Fonte: Felipe Furtado

Jogadores Atleticanos se destacaram ...

Diretoria começa a planejar a temporada 2009 do Atlético
Restam apenas cinco dias para o fim da temporada 2008 para o Atlético, e a diretoria já começa a trabalhar para o próximo ano. Com a conquista do bicampeonato da Série C e a vaga na Série B assegurada, vários jogadores se valorizaram e será difícil manter muitos dos craques que fizeram parte do ano que vai ficar marcado na história atleticana.

Para começar, no ataque será difícil a manutenção da dupla Juninho e Marcão. Os dois deram muito trabalho às defesas adversárias e chamaram atenção de clubes de todo país e até mesmo do exterior.

Marcão, por exemplo, já recebeu várias propostas para deixar o Atlético. Times da Série A, como o Flamengo, manifestaram interesse pelo jogador ainda durante a temporada. Com o término eminente da Série C, a procura aumentou bastante, inclusive com propostas de times europeus.

A última sondagem do velho continente veio de empresários ligados ao futebol ucraniano. Porém, a proposta não satisfez os anseios da diretoria atleticana e ainda não houve negociação. Mas, não param de chegar propostas pelo jogador. “O Marcão é o artilheiro do Brasil, nas três divisões. Obviamente, todo clube quer contar com um jogador assim”, salienta o diretor de futebol do Atlético, Ádson Batista.

Juninho tem despertado o interesse de clubes brasileiros desde o começo da temporada. Em especial na Copa do Brasil, quando foi fundamental na conquista da vaga para as quartas-de-final. Contra o Grêmio, ele fez dois gols e atraiu olhares de todo país, inclusive do tricolor gaúcho.

Com características raras no atual futebol brasileiro, Juninho é um jogador bastante procurado. Várias propostas já chegaram à diretoria de futebol do clube, porém, todas abaixo do valor esperado. "O Juninho é um excelente atleta e temos consciência que é um tipo de jogador quase em extinção. Será difícil mantê-lo aqui, até mesmo por que, todo dia chegam novas sondagens. Mas faremos o possível para que ele fique”, diz Ádson Batista.

No meio-campo, pelo menos três jogadores despertam a cobiça de clubes de todo país. O meia Anaílson, experiente, com passagens por clubes da Série A do brasileiro e também pelo futebol japonês é um dos mais procurados. Rápido, habilidoso e responsável pelas armações das jogadas, seu nome sempre aparece nas listas de contratações dos clubes.

Outras duas peças fundamentais no meio-campo atleticano, Róbston e Weslley, também são alvos de equipes de todo Brasil. “Os dois são responsáveis por defender e colocar nosso time para frente. São jogadores que mudam a postura de um time e são muito importantes para nós. Temos muitos jogadores de qualidade e vamos fazer o possível para mantê-los”, completa Ádson.

Na defesa, um dos destaques na Série C, foi Rafael Cruz. Contratado para ficar na reserva de Cláudio, o lateral-direito se tornou uma grande revelação e já renovou com o Atlético até 2010. “Apostamos no talento do Rafael. É um ala que apóia muito bem e temos certeza que ainda vai crescer muito no futebol”, elogia o diretor de futebol.

Outro jogador que chamou a atenção de várias equipes no Brasil é o zagueiro Gil. Com apenas 21 anos e muito vigor físico, o defensor se destaca pelos desarmes, antecipação e pequeno número de faltas. Ao lado do capitão Jairo, formou a defesa em várias partidas.

Outro que participou bastante da Série C, foi Gilson, que inclusive recebeu uma sondagem de empresários portugueses. “Tive uma conversa com pessoas de Portugal, mas estou no Atlético há mais de dois anos e dou a preferência à diretoria para ficar aqui. Não vale a pena trocar a segurança que tenho no Atlético, por algo que não tenho certeza de como será”, diz Gilson.

Por fim, o goleiro Márcio, um dos ídolos da torcida pela segurança e pelos gols marcados em cobranças de falta e pênaltis, também se valorizou bastante em 2008. Seguro entre as traves, Márcio foi fundamental em várias partidas da Série C e ainda apareceu bastante na Copa do Brasil, marcando um gol de falta e defendendo pênaltis, diante do Grêmio.

Mesmo com tantos jogadores valorizados e procurados, a diretoria procura tranqüilizar os torcedores. “Sabemos da qualidade que temos em mãos. Vamos fazer o possível para manter os jogadores. Só vamos negociar por valores irrecusáveis, já que precisamos nos estruturar financeiramente para o ano de 2009”, finaliza Ádson.


*Montagem do novo símbolo atleticano, com duas estrelas, feita por Silvia Neide.

Fonte: Felipe Furtado

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Time reserva perde em Belém

Atlético perde invencibilidade de nove jogos contra Águia
O Atlético perdeu a invencibilidade de nove jogos na tarde deste domingo. Diante do Águia-PA, o Dragão, campeão da Série C com três rodadas de antecedência e já garantido na Série B, saiu vencendo, mas permitiu a virada do time paraense, no Mangueirão, em Belém. O atacante Reinaldo marcou seu primeiro gol com a camisa do Atlético.

Com dois jogadores suspensos e seis poupados pelo ténico Mauro Fernandes, o Dragão pretendia manter a invencibilidade e chegar aos 31 pontos na fase final da Série C, o que igualaria a pontuação conquistada pelo Criciúma, campeão em 2006 e maior recordista de pontos no octogonoal da terceira divisão.

No começo da partida, tudo indicava que o Atlético conseguiria um bom resultado em Belém. Logo aos 14 minutos do primeiro tempo o atacante Reinaldo, que pela primeira vez começou uma partida como titular, recebeu passe de Anaílson e marcou seu primeiro gol com a camisa atleticana.

Mas, a vantagem no placar não durou muito. O Águia-PA, em busca da vitória para se manter na zona de acesso à Série B, foi para cima do Dragão. Em uma jogada ensaiada após cobrança de falta, Aleílson chutou forte de fora da área. A bola desviou e enganou o goleiro França, que fez seu primeiro jogo com a camisa atleticana, já que Márcio foi um dos jogadores poupados por Mauro Fernandes.

Ainda no primeiro tempo, o time da casa conquistou a virada. O meia Ciro chutou em direção ao gol. A bola desviou no braço de Rafael Cruz. O árbitro entendeu que o jogador atleticano teve intenção em cortar o lance e marcou pênalty. Soares bateu e fez o gol da vitória.

O forte calor de Belém evitou que os times fizessem um segundo tempo de muita movimentação. Com a vitória no placar o Águia passou a optar pelos contra-ataques. Já o Atlético tentava com Anaílson, furar o bloqueoi do time paraense. Mas, o placar continuou 2 a 1 para o time da casa.

O retorno da delegação atleticana começa na madrugada desta segunda-feira. O time deixa Belém por volta da 1h30 com destino à Brasília. Da capital federal à Goiânia, o elenco volta de ônibus, com chegada prevista para às 8 horas da manhã, no Centro de Treinamentos do Setor Urias Magalhães.

A segunda-feira será de descanso para os jogadores e comissão técnica. Os treinamentos para o último jogo da competição, contra o Campinense-PB, no domingo, no Serra Dourada, começam na próxima terça-feira, às 9 da manhã, quando está marcada a reapresentação do elenco.


Ficha Técnica
Águia-PA 2 x 1 Atlético-GO
Local:
Estádio Mangueirão, em Belém-PA
Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novais-MA
Gols: Aleison aos 20'/1T e Soares aos 37'/1T (Águia); Reinaldo aos 14'/1T (Atlético-GO)

Águia-PA
Angelo; Gustavo, Magrão, Adriano e João Pedro; Analdo, Lê, Soares e Ciro (Léo Rosa); Aleilson (Peri) e Beto (Gleidson).
Técnico: João Galvão

Atlético-GO
França; Rafael Cruz (Cláudio), Gil, Gilson e Julinho; Bruno de Jesus (Renatinho), Jair, Jeferson Baiano e Anaílson; Marcão e Reinaldo (Cleyton Santos).
Técnico: Mauro Fernandes

Fonte: Felipe Furtado

sábado, 15 de novembro de 2008

Notícia DRN



Em breve, site da DRAGÕES RUBRO-NEGROS!!

Comemoração do Título!

Torcida comparece para comemorar o bicampeonato

Foto: Carlos Costa / Poster: Silvia Neide

Ao lado de 11.405 torcedores, o Atlético celebrou no Serra Dourada, com vitória, a conquista do bicampeonato. A torcida fez uma linda festa, batendo o recorde de público do Dragão na Série C. Já os jogadores mostraram o mesmo empenho de sempre para bater o Brasil-RS por 2 a 0. Juninho e Weslley marcaram os gols atleticanos. Com o título, o Atlético entra para a história do futebol nacional, como o único time a ser duas vezes campeão da Série C.

Não poderia ser diferente. Depois de tanto trabalho, dedicação e vontade, o Atlético voltou à Série B, após 10 anos. Nesta noite, foi comemorado o bicampeonato, 18 anos depois da primeira conquista. Um dos destaques foi o meia Lindomar, único jogador que participou das duas campanhas vitoriosas.

O título coroa o trabalho desenvolvido pela diretoria, que tirou o Atlético das cinzas e reergeu o clube. Junto com o troféu, vem o reconhecimento, o respeito e o exemplo de organização e profissionalismo da parte de todos que participaram da campanha vitoriosa da Série C.

O clima durante todo o dia era de descontração, apesar de não deixar o jogo sair do foco. Os jogadores respeitaram o adversário e durante toda a partida, atuaram com dignidade em busca do resultado. Nem parecia que já tinham sido campeões.

Após o jogo, os atleticanos fizeram uma verdadeira festa. Jogadores e membros da comissão técnica deram a tradicional volta olímpica no gramado do Serra Dourada. Nos vestiários, muita comemoração, com direito a um banho de champagne no técnico Mauro Fernandes, um dos grandes responsáveis pela excelente campanha, ao lado de toda sua comissão técnica.

Para fechar a festa com chave de ouro, os jogadores e membros da comissão técnica desfilaram pelas ruas de Goiânia no carro do Corpo de Bombeiros. Os torcedores acompanharam em carreta o trajeto do Serra Dourada ao Antônio Accioly, ondem 5 mil litros de chopp foram servidos.

Para o time, a comemoração foi mais reservada, em uma churrascaria da capital goiana. O clima foi de descontração e muita comemoração, durante o merecido jantar de comemoração, ao lado dos familiares e da diretoria atleticana.

Mesmo com o título, o técnico Mauro Fernandes não se esquece que o time ainda tem dois jogos pela frente e estabeleceu mais um objetivo. A próxima meta é ultrapassar o Criciúma na pontuação da fase final da Série C. Em 2006, o time catarinense somou 31 pontos. O Dragão chegou a 28 com a vitória sobre o Brasil. Com dois jogos pela frente, o Rubro-negro pode chegar a 34 pontos, na melhor das hipóteses.

Após a festa que se estendeu pela madrugada, os jogadores ganharam a manhã para descansar e se reapresentarão às 17 horas, no Centro de Concentração e Treinamentos do Setor Urias Magalhães.

Ficha Técnica
Atlético-GO 2 x 0 Brasil-RS
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição-MG
Renda: R$ 55.415,00
Público: 11.405 pagantes (13.490 presentes)
Gol: Juninho aos 14'/1T e Weslley aos 40'/2T (Atlético)

Atlético-GO
Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Róbston, Weslley e Lindomar (Anaílson); Marcão (André Leonel) e Juninho (Reinaldo).
Técnico: Mauro Fernandes

Brasil-RS
Vanderlei; Jonas (Diego Bottin), Régis, Micael e Emanuel; Chicão, Cleber Gaúcho, Marcelo Moscatelii e Vainer; Sharlei (Felipe) e Claudio Millar (Diego Biro).
Técnico: Beto Almeida
Fonte: Felipe Furtado

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

BI-CAMPEÃO!!


É campeão!



O Atlético conquistou, com três rodadas de antecedência, o título de bicampeão da Série C. O time foi beneficiado pela derrota, na noite de ontem, do vice-líder Campinense-PB para o Rio Branco, por 2 a 1, e se mantém na liderança absoluta do octogonal, com 25 pontos. Já o Campinense ocupa a segunda colocação, com 19 pontos. O time paraibano pode até vencer os dois jogos restantes e alcançar o Dragão na pontuação, mas perderia no número de vitórias. “É a coroação do trabalho de toda a temporada. Queremos comemorar junto com a torcida este título”, afirma o goleiro Márcio. Já o volante Róbston destaca que a segunda meta do time foi alcançada. “Este era o segundo objetivo do Atlético na competição. A vaga e o título são a realização do sonho rubro-negro.” O Atlético vai celebrar a conquista hoje, às 20h30, no Estádio Serra Dourada, diante do Brasil-RS. O Dragão segue embalado para o confronto: a última derrota na fase final foi justamente para o Brasil, em 11 de outubro, em Pelotas. Desde então, foram sete vitórias e um empate. O ataque do rubro-negro, melhor da competição, com 81 gols, terá pela frente uma defesa desfalcada. A dupla de zaga gaúcha, formada por Rodrigo e Alex Martins, não entrará em campo. O primeiro cumprirá suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto Alex se recupera de lesão. Já a zaga atleticana terá o retorno dos zagueiros Gil e Jairo, além do reserva Gilson, que retornam de suspensão. O lateral-direito Rafael Cruz também está liberado para jogar. Ele foi julgado ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido à expulsão no confronto diante do Rio Branco-AC, no dia 22 de outubro, e foi absolvido. O goleiro Márcio destaca que o ponto forte da equipe gaúcha é o comportamento tático. “É um time que joga agrupado em campo. Eles se posicionam muito bem e usaram esta qualidade para nos derrotar”, destaca. O grande desafio do Brasil não será repetir a façanha contra o Atlético. Dentre os oito finalistas da Série C, o time de Pelotas tem o pior desempenho nas partidas fora de casa. Foram cinco derrotas em cinco jogos. Festa A expectativa é que a comemoração do título seja acompanhada por torcida maior que os cerca de cinco mil pagantes que compareceram ao Serra Dourada nas seis partidas já realizadas do octogonal final. Os dirigentes do clube calculam entre dez e 15 mil torcedores, motivados pela conquista antecipada do título e pela promoção que reduziu em 50% os preços dos ingressos. A venda dos mesmos começa hoje, a partir das 8 horas, na bilheteria do Accioly. O torcedor vai desembolsar R$ 5 pela arquibancada e R$10 para cadeira. Mulheres pagam meia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Pra encher!

Rubro-negro faz promoção de ingressos

Da Redação

Diretoria do Atlético anunciou ontem promoção para os ingressos da partida de amanhã contra o Brasil-RS. As entradas para arquibancada custarão R$ 5 e para cadeira, R$ 10. O presidente executivo do clube, Maurício Sampaio, acredita que a torcida goiana, e não somente a atleticana, estará presente no estádio. “O Atlético tem muita torcida. É hora dela retribuir a bela campanha que o time faz na Série C”, afirma.
A expectativa da diretoria é bater o recorde de público do time na competição, que foi de 5.747, contra o Guarani, na oitava rodada da fase final. Até agora, em 14 jogos, o Atlético tem média de 3.402 espectadores por partida.

Caso Gil
O futuro do zagueiro Gil segue indefinido. Ele tem contrato com o Atlético até o dia 30 de novembro e supostamente recebeu propostas do Goiás. O jogador e seu procurador, Júlio Fortes, negaram que tenham recebido proposta oficial do time esmeraldino – o mesmo pelo presidente do Goiás, Pedro Goulart. O passe do zagueiro pertence ao Americano-RJ, seu ex-clube. O desfecho mais provável é que o atleta renove o contrato com o Dragão e dispute o Campeonato Goiano da próxima temporada. O jogador é zagueiro titular do Dragão no torneio e se destacou pelo jogo aéreo: já marcou quatro vezes.

Campeão sem entrar em campo?!

Camarote de luxo

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

O Atlético pode conquistar hoje, com três rodadas de antecedência, o título de campeão da Série C. O Dragão, líder absoluto da fase final, com 25 pontos, torce para que o vice-líder, Campinense-PB (19 pontos), não vença hoje, às 22 horas, fora de casa, o lanterna Rio Branco-AC. Dessa forma, o rubro-negro já acumularia seis pontos de vantagem para o time paraibano, antes mesmo de enfrentar o Brasil-RS, amanhã, às 20h30, no Estádio Serra Dourada. Como restariam apenas duas rodadas, o Campinense poderia até chegar aos 25 pontos, mas teria número de vitórias menor que o Atlético na fase final.

O pensamento dos jogadores, no entanto, volta-se apenas ao confronto de amanhã. A possiblidade de conquistar o título diante da torcida anima o meia Lindomar, campeão da Série C de 1990 com o Dragão. “Vamos manter esse ritmo que estamos acostumados em casa. Vencer e conquistar o título em Goiânia será gratificante”, destaca. O técnico Mauro Fernandes não torce pela derrota do Campinense e enfatiza o que representa a conquista da taça em casa. “Uma vitória com o título será importante para os torcedores, jogadores, comissão técnica, dirigentes, mas, acima de tudo, para a família atleticana”, afirma.

E para atingir a meta, o treinador pode ter um desfalque importante. O lateral-direito Rafael Cruz será julgado hoje pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão na partida contra o Rio Branco, no dia 22 de outubro. “Não merecia ser expulso naquela partida. Por isso, acredito na minha absolvição”, destaca. Ele será julgado pelo artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por praticar ato de violência contra algum adversário. A suspensão vai de uma até três partidas.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Notícias DRN


  • CAMISETAS:
A Associação de Torcedores Atleticanos denominada DRAGÕES RUBRO-NEGROS estará encomendando a última remessa de camisetas deste ano de 2008 até dia 13/11/2008 (jogo contra o Brasil de Pelotas/RS no Serra Dourada). Maiores detalhes entrar em Contato através do msn/e-mail: solowich@hotmail.com


As camisetas tem o custo de R$ 30,00 - pagamento no ato do pedido - e são personalizadas (nome nas costas)



  • ARRECADAÇÃO FESTA:
Também estamos fazendo uma campanha para comprarmos materiais para a festa do Bi-Campeonato, jogo que será quinta-feira, dia 13/11/2008, no Estádio Serra Dourada, às 20:30.
As contribuições podem ser feitas através de depósito bancário: Banco Itaú, Agência 0147, Conta Corrente 04807-8, Favorecido Solowich Louly (qualquer valor). Após depósito avisar pelo msn/e-mail solowich@hotmail.com ou telefone (62) 8402-5864. Depois da festa do título (tomara) prestaremos contas!

Quinta poderemos comemorar o Bi-Campeonato!

Festa atleticana

Goleiro Márcio é cumprimentado e abraçado ontem à tarde por cerca de 100 torcedores no Aeroporto Santa Genoveva

Goleiro Márcio é cumprimentado e abraçado ontem à tarde por cerca de 100 torcedores no Aeroporto Santa Genoveva

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

A torcida atleticana compareceu em peso ontem ao Aeroporto Santa Genoveva, para recepcionar o elenco rubro-negro. Cerca de 100 pessoas, com bandeiras e faixas, comemoraram com os jogadores o acesso para a Série B da próxima temporada – feito que não alcança desde 1998. A festa continuou no trajeto do ônibus com os jogadores para o Centro de Concentração e Treinamento do Urias Magalhães, quando os torcedores formaram carreata e seguiram a comitiva.

Na chegada ao CCT, mais um grupo de atleticanos aguardava o elenco. O volante Róbston relembra a diferença em relação ao ano passado, quando o time perdeu para o Barras-PI na última rodada da fase final e não alcançou o acesso para a Série B. “Quando chegamos depois daquele jogo, não tinha ninguém no aeroporto. Agora foi uma festa muito boa e esperamos contar com os torcedores na partida de quinta-feira”, afirma. Apesar do clima festivo, o jogador acredita que ainda falta alcançar a segunda meta na competição.

“Vamos em busca do título da Série C. Não dependemos de ninguém para isso, temos de manter os pés no chão para conseguir esta taça”, analisa. O técnico Mauro Fernandes acredita que o sonho do título está prestes a se concretizar. “Não tivemos nenhum tipo de comemoração e empolgação por parte do elenco. Não é hora de relaxar na competição”, destaca.


Promoção

A diretoria do Atlético deve anunciar hoje promoção nos ingressos para o confronto contra o Brasil-RS, na quinta-feira, no Serra Dourada. O presidente executivo do Dragão, Maurício Sampaio, busca patrocínio para subsidiar os bilhetes, que custariam R$ 4 (arquibancada) e R$ 8 (cadeira). Segundo ele, a partida é a mais importante para o Dragão na Série C, o que justificaria a iniciativa. “Este jogo é uma final, um grande evento. Gostaria que todos tivessem condições de ir.”

Os clubes que disputam a fase final da Série C estão recorrendo a promoções. O Brasil baixou o preço de R$ 20 para R$ 10. Já o Águia-PA tenta reduzir de ... para apenas R$ 1.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Título deverá ser comemorado junto à torcida!

Torcida promete fazer festa no jogo contra o Brasil-RS

Neste domingo, a torcida rubro-negra se reuniu em vários pontos da cidade para acompanhar o jogo entre Atlético e Duque de Caxias. O Beto's Bar, um reduto do Dragão em Goiânia, ficou lotado de torcedores, que mesmo com o empate em 2 a 2, fizeram a festa. A expectativa agora é de um Serra Dourado lotado na próxima quinta-feira.

Já garantido na Série B 2009, o Atlético pode repetir a conquista de 1990 e ser bicampeão da Série C. Para isso, o Dragão precisa apenas de uma vitória contra o Brasil-RS. Desta forma, chegará aos 28 pontos. O único time que pode chegar a mesma pontuação do clube goiano é o Campinense-PB, porém, no critério de desempate, o Atlético leva a melhor pelo número de vitórias.

Pelo menos até o momento, o preço dos ingressos será mantido. Nas arquibancadas, R$ 10 e nas cadeiras R$ 20. Mulheres e estudantes com carteira estudantil pagam meia. Mas, a diretoria tenta uma parceria para diminuir ainda mais o preço dos ingressos. A situação deverá ser definida até amanhã.

Fonte: Felipe Furtado

Comemoração do Título deverá ser no Serra!

Festa adiada

José Barbacena
DA EDITORIA DE ESPORTES

A comemoração do bi-campeonato da Série C foi adiada para quinta-feira contra o Brasil-RS no Serra Dourada. Ontem, o Atlético empatou em 2 a 2 com o Duque de Caxias em Volta Redonda e chegou aos 25 pontos. Para conquistar o título era preciso vencer o Duque e contar com a derrota do Campinense frente o Confiança, mas o time da Paraíba venceu por 2 a 1.

O Dragão não repetiu as atuações arrebatadoras dos últimos jogos e sofreu virada de 2 a 1. O empate veio no último minuto, com André Leonel. O que mais chamou atenção foi o público no estádio Raulino Oliveira: apenas 34 pessoas.

O Atlético começou com mais posse de bola no ataque pela direita com Rafael Cruz e Wésley. Aos 12, Róbston deixou Marcão livre nas costas da zaga, que tentou fazer linha de impedimento. O artilheiro driblou o goleiro e fez seu 25º gol na Série C.

Com chutes de longa distância, o Duque exigiu boas defesas de Márcio. Quando forçava as jogadas, o Atlético criava chances de gol, mas deixava espaços para o adversário. Aos 35, Juninho cobrou falta no canto de Márcio e empatou: 1 a 1.

No segundo tempo, o panorama foi melhor para o time do Rio, que buscava a virada. Aos 15, Dudu recebeu na área e bateu forte de esquerda. Bem colocado, Márcio fez defesa difícil.

Acomodado em campo, foi questão de tempo para o Atlético ceder a virada. Aos 28, Edivaldo subiu bonito e fez o segundo do Duque. Aos 45, quando o Duque já comemorava a vitória, Marcão bateu, Borges rebateu nos pés de André Leonel, que, salvador, só empurrou para as redes: 2 a 2.

sábado, 8 de novembro de 2008

É Série B!!!! Agora, que venha o Bi!!

Após acesso, Atlético busca o bi


Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

Após garantir o acesso para a Série B do ano que vem, o Atlético, líder isolado da fase final com 24 pontos, já está de olho na conquista do título de bicampeão brasileiro da Série C. Para atingir o feito com três rodadas de antecedência, o Dragão precisa vencer o Duque de Caxias-RJ amanhã, em Volta Redonda, e torcer para que o Campinense-PB, vice-líder do octogonal final, com 16 pontos, não vença o confronto contra o Confiança-SE.

Dessa forma, o rubro-negro abriria vantagem de pontos superior aos nove em disputa nos três jogos restantes. Outra combinação que garante, pelo menos virtualmente, o título ao rubro-negro é um empate contra o Duque e derrota do Campinense. O Atlético teria nove pontos de vantagem para o vice-líder, mas só um milagre faria com que o time paraibano tirasse, em apenas três partidas, a impressionante diferença de 25 gols de saldo em relação ao Dragão. O torcedor atleticano poderá acompanhar o jogo ao vivo, pelo canal de TV a cabo Sportv2, a partir das 16 horas.

Poucos minutos após garantir a vaga na Série B com a vitória sobre o Confiança-SE, o técnico Mauro Fernandes já relembrava que a meta principal ainda não foi alcançada. “Parabéns a todos pela conquista da vaga! Mas nosso objetivo sempre foi o título de campeão”, afirmou o comandante.

A seqüência de sete vitórias no octogonal final é a principal arma do Atlético para alcançar o troféu de bicampeão da Série C. A última derrota na competição ocorreu há quase um mês, no dia 11 de outubro, diante do Brasil-RS, em Pelotas. Apesar do retrospecto positivo e animador, a partida contra o Duque promete dificuldade extra.

A defesa atleticana atuará sem os três principais zagueiros: Gil e Gilson cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Jairo ainda está afastado dos gramados devido à punição que recebeu do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Dessa forma, o único zagueiro de origem é Rafael, o que obrigará Mauro Fernandes a adaptar os volantes Jeferson Baiano ou Bruno de Jesus na posição. A defesa atleticana é a mais eficiente nesta fase final da Série C: sofreu apenas cinco gols em dez jogos.

É Série B!!!!

Róbston desabafa e se diz aliviado pela conquista

Da Redação

O volante Róbston aproveitou a festa do acesso para relembrar a dificuldade que o elenco passou na Série C do ano passado, quando o time deixou escapar na última rodada a vaga. Durante toda a campanha desta temporada, ele destacava que era um dos jogadores que mais desejavam a vaga na Série B, para se reabilitar da decepção do ano passado.

“Essa vaga era para vir no ano passado. Fomos muito criticados, mas o time mudou de postura. Para mim, foi um alívio”, relata. Róbston acredita que a cobrança que os jogadores do ano passado sofreram é um fator a mais para celebrar o acesso.”Com todo respeito aos outros jogadores, nós que estivemos no Atlético em 2007 temos motivos a mais para comemorar. Fomos muito criticados e só tenho a falar para o torcedor festejar, estamos na Segunda Divisão", desabafa.

Apesar do clima festivo, o capitão da vitória sobre o Confiança-SE relembra que o elenco vai agora em busca do título."Nossa missão ainda não acabou. O título é o nosso segundo objetivo".
O diretor de futebol do Atlético, Ádson Batista, não poupou elogios ao jogador."Ele viu que o caminho é esse. Tem que ser profissional, ele foi um símbolo dessa conquista", afirma.

É Série B!!!!

Ataque fulminante garante vaga

Da Redação

Ataque fulminante foi um dos segredos da campanha arrasadora na Série C. Com 79 gols (melhor do Brasil), o time jogou de maneira ofensiva e acertou na contratação de Marcão, achado no interior de Bahia (mérito da diretoria do clube). Com 24 gols, o atacante, antes desconhecido, é o artilheiro da competição e o sexto do País. Juninho também surpreendeu pelo número de gols. No Vila Nova, na última temporada, conseguiu o acesso, mas não foi titular. Esse ano pelo Atlético, foi bem no Campeonato Goiano e na Série C, mas ao lado de Marcão, tem presença de área impressionante.
Além do ataque, o meio com Anailson, Wésley e Lindomar também teve participação importante com gols e assistência. Volante Róbston, com nove gols no campeonato, é outro que teve ajuda importante no ataque.

É Série B!!!!

De volta à Série B

Jogadores se abraçam e vibram com acesso à Série B: gols da vitória, de virada, foram marcados pelo zagueiro Gil e atacante Juninho

Jogadores se abraçam e vibram com acesso à Série B: gols da vitória, de virada, foram marcados pelo zagueiro Gil e atacante Juninho

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

O Atlético garantiu ontem o sonhado acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro, ao derrotar, em Aracaju, o Confiança-SE, por 2 a 1. Esta foi a sétima vitória seguida do Dragão no octogonal final da Série C, e o rubro-negro chegou a 24 pontos. O time não pode mais ser alcançado pelo Guarani-SP e Brasil-RS (quarto e quinto colocados – veja classificaçã), já que ambas equipes possuem 13 pontos, mas terão na próxima rodada do octogonal um confronto direto.

“É uma felicidade indescritível. Garantir a vaga na minha casa foi maravilhoso”, afirmou o goleiro Márcio, natural de Aracaju. A missão do Dragão agora é buscar o título no próximo domingo, às 16 horas, diante do Duque de Caxias-RJ. A vantagem para o vice-líder Campinense-PB é de oito pontos e, caso o Atlético vença e o time paraibano no máximo empate, a taça estará garantida com três rodadas de antecedência - será o bicampeonato inédito na competição, depois de falhar na última temporada.

Após o término da partida, a festa dos jogadores foi comemorada juntamente com os familiares. Os parentes do atacante Marcão, por exemplo, fretaram ônibus e foram da Bahia para Aracaju, onde acompanharam de perto a vitória. O foco dos jogadores agora é repetir o feito de 1990, quando o Atlético foi campeão ao derrotar o América-MG.

virada heróica

A partida de ontem começou em ritmo alucinante. O Confiança saiu em busca do gol desde o primeiro minuto, enquanto o Atlético explorava os contra-ataques em velocidade, principalmente com o rápido atacante Juninho. O gol do “clube dos operários - como os jogadores gostam de se autodominares” saiu aos 30 minutos. O árbitro da FIFA, Heber Roberto Lopes, marcou pênalti do volante Romeu sobre o meia Da Silva. O atacante Cristiano Alagoano cobrou a penalidade com perfeição, no canto esquerdo do goleiro Márcio e abriu o placar. Mesmo com o gol, o Confiança manteve o ritmo de ataque e perdeu boas oportunidades de ampliar o placar.

As duas equipes mantiveram no segundo tempo a mesma disposição em campo. O Confiança poderia ter aumentado o placar nos contra-ataques, mas esbarrou nos erros de finalização. O gol de empate do Dragão saiu após lance de bola parada: aos 32 minutos, após escanteio de Anaílson, o zagueiro Gil chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e balançou as redes.

Com o gol, o Atlético cresceu em campo. Surpreendentemente, aos 41, após jogada trabalhada no campo adversário, o atacante Juninho acertou chute da entrada da área, virou o placar e fez o gol da classificação, bastante comemorado.

Com a vitória e o acesso, a delegação viaja hoje para Volta Redonda, onde enfrenta o Duque de Caxias-RJ. Zagueiro Gilson cumprirá suspensão.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Série B, estamos quase

Atlético busca vitória definitiva em Aracaju

Da Redação

O Atlético pode garantir hoje, diante do Confiança-SE, às 21h30 em Aracaju, o virtual acesso para a Série B do ano que vem. O Dragão é líder isolado do octogonal com 21 pontos, oito de vantagem para o Brasil-RS, 5º na tabela. Caso amplie a diferença para 11 pontos, praticamente garante a vaga, já que teria que perder todos os quatro jogos restantes para ficar de fora.

E para atingir o objetivo, o Atlético segue embalado por seis vitórias seguidas. Já o Confiança está em situação contrária: conquistou apenas um ponto nas últimas três rodadas e sofreu duas goleadas nos últimos dois jogos. O time sergipano ocupa a sexta colocação,com 11 pontos. O duelo entre as equipes no primeiro turno não sai da cabeça do torcedor rubro-negro. O Dragão goleou o “Clube dos Proletários” por elástico 6 a 0, no Estádio Serra Dourada.

Ainda assim, os jogadores pregam cautela para a partida, tudo para evitar o clima de comemoração antecipada. O volante Róbston acredita que o jogo vai ser mais difícil que o realizado em Goiânia e antecipa a postura do Atlético em campo. “Já vimos a gravação com os jogos do Confiança. Eles precisam da vitória e vão sair para o ataque. Vamos jogar nos erros deles”, afirma.

Uma dificuldade extra que o Dragão vai enfrentar é a pressão da torcida sergipana. O Confiança possui a melhor média de público entre os clubes que disputam o octogonal final, com 7.535 torcedores por partida disputada no Estádio Lourival Batista.

Mas o discurso atleticano é usar a experiência para amenizar a pressão. “Já atuamos sob pressão em jogos fora de casa e não sofremos com isso. Estamos há poucas partidas do acesso e do título, e não é isso que vai nos atrapalhar”, destaca o meia Anaílson, que retornou há dois jogos após contusão muscular. Como ainda não recuperou totalmente o ritmo de jogo, ele pode ser arma para o segundo tempo.

“O Confiança é um time que ataca muito e sabe jogar. Mas eles se cansam no segundo tempo”, analisa. Entretanto, a presença de torcidas adversárias parece incomodar o atacante Marcão. Apesar de ser o artilheiro isolado da Série C, com 24 gols, sua atuação fora de casa é abaixo do esperado. Em 13 jogos longe de Goiânia, ele marcou apenas 5 gols.

Julgamento
O zagueiro Jairo foi julgado ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela expulsão contra o Guarani, no dia 25 de outubro. O jogador recebeu a pena máxima de três partidas longe dos gramados. Como já havia cumprido um jogo de suspensão, por ter recebido o cartão vermelho, ele ficará de fora da partida de hoje contra o Confiança e no domingo diante do Duque de Caxias-RJ, em Volta Redonda. Dessa forma, o zagueiro Gilson assume o posto de Jairo na defesa. Ele formará dupla de zaga com Gil.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Série B muito perto!

Lindomar se prepara para ser bicampeão da Série C

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

O meia Lindomar está prestes a se tornar bicampeão da Série C com o Atlético. Hoje, com 38 anos, Lindomar fazia parte do histórico grupo campeão em 1990. Após atuar em times de expressão nacional, como Corinthians e Ponte Preta, e se destacar no futebol árabe, onde foi duas vezes campeão da Liga Árabe pelo Shabab, Lindomar retornou ao Dragão e tem contrato até maio de 2009. Apesar de ter sofrido com lesão na coxa direita, que o tirou da disputa dos jogos da 1ª e 2ª fases, Lindomar retornou aos gramados e disputa vaga no meio-campo do Dragão com Anaílson e Wesley. O meia destaca que o título da Série C pode ser o auge de 2008. “Nunca imaginei esta conquista. Pude participar do título de 90, quando estava começando. A felicidade da vitória vai ser a mesma”, destaca. Lindomar ressalta que o segredo do time na Série C é a maturidade. Mesmo nos momentos de instabilidade, a equipe manteve confiança no acesso. “Tivemos duas derrotas nos três primeiros jogos da fase final. Em nenhum momento duvidamos do nosso potencial. Jogadores maduros não se assustam com estes momentos”, descreve ele, que não esquece a escalação campeã em 1990: Márcio Defendi; Meri, André, Varta e Zé Valdo; Luís, Ramon, Jabuticaba e Júlio César; Gilson Batata e Sílvio. Segundo ele, a vantagem daquela equipe era o equilíbrio nos diferentes setores do campo. Atualmente, o Dragão se destaca pelo eficiente ataque, com 77 gols marcados na Série C.

domingo, 2 de novembro de 2008

Acesso muito perto


Atlético garante sexta vitória consecutiva sobre Rio Branco



O Atlético chegou a sexta vitória consecutiva na fase final da Série C do Campeonato Brasileiro. A vítima desta rodada foi o Rio Branco-AC, que conheceu o poder do Dragão em casa, ao ser derrotado por 5 a 0. Em 14 jogos, são 14 vitórias atuando em Goiânia. O resultado coloca o Rubro-Negro praticamente garantido na Série B de 2009, já que o time somou 21 pontos e ainda terá mais 15 em disputa.

Mais uma vez o Dragão fez a festa do torcedor, que compareceu em bom número no Serra Dourada. O time atleticano aproveitou a postura do Rio Branco, que tentou jogar de igual para igual no Serra Dourada. Com isso, o jogo ficou aberto e as duas equipes chegavam com perigo ao ataque.Mas, a supremacia física, tática e técnica do Atlético ficou evidente a partir dos 18 minutos da primeira etapa, quando Weslley bateu escanteio pela direita. O capitão Jairo, único zagueiro que ainda não havia marcado gol na Série C, subiu sozinho e cabeceou como manda o figurino, para baixo, sem chances para a defesa do time acreano.Aos 34 minutos o Dragão mostrou mais uma arma. Novamente em bola parada, desta vez em cobrança de falta próximo a área, Weslley colocou em prática uma jogada bastante treinada nas atividades da semana. O meia rolou para Juninho que saiu de trás da barreira e ficou frente a frente com o goleiro Ronaldo. O camisa 11 chutou forte e goleiro do Rio Branco fez excelente defesa, mas Marcão, muito bem posicionado, se jogou em direção a bola, que bateu no joelho do artilheiro para entrar nas redes.Marcão chegou ao 24º gol na Série C e é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro, nas três divisões. O feito é ainda mais impressionante, pois o goleador atleticano disputou menos jogos que os concorrentes das Séries A e B. Marcão soma ainda 35 gols na temporada e está cinco atrás de Kleber Pereira, líder do ranking de artilheiros de 2009.A chuva que caiu no intervalo não esfriou os ânimos do time atleticano. Aos 18 minutos, Anaílson, que entrou no segundo tempo, no lugar de Lindomar, tocou para Juninho. O atacante rolou para trás, de onde Róbston chegou batendo para ampliar o marcador.Mas, apesar de ter feito um belo gol, Róbston guardou parte de seu repertório para os 25 minutos da etapa final. O volante que se destaca pela liderança no elenco e pela ofensividade, fez excelente jogada individual e marcou um golaço. O camisa sete arrancou do meio campo, passou a bola entre as pernas do zagueiro Marquinhos e deslocou o goleiro Ronaldo com um chute no cantinho, para fazer 4 a 0.Muito bem fisicamente, o Atlético continuou com o domínio do jogo e criou diversas oportunidades de gol. O Rio Branco, mesmo cansado, não desanimou e também deu trabalho para o goleiro Márcio, que fez três grandes defesas.Aos 32, Weslley e Anaílson tabelaram pela direita. Desta tabela surgiu o passe para dentro da área. André Leonel, que substituiu Marcão, dominou e marcou seu terceiro gol na competição, o segundo nos últimos dois jogos.

O Atlético chegou a 21 pontos na fase final da Série C do Campeonato Brasileiro e abriu vantagem de nove pontos para o segundo colocado, Águia, que joga neste domingo e pode diminuir a vantagem atleticana. Com a pontuação conquistada, alguns matemáticos já garantem o acesso à Série B. Porém, no Dragão, o pensamento é de conquistar pelo menos mais uma vitória para não perder a vaga.A reapresentação do elenco atleticano está marcada para segunda-feira, às 16 horas, no Centro de Treinamentos do Setor Urias Magalhães. Na próxima semana, o Dragão enfrenta o Confiança, em Aracaju, e o Duque de Caxias, em Volta Redonda.


Ficha Técnica

Atlético-GO 5 x 0 Rio Branco-AC

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia – GO

Renda: R$ 46.845,00

Público: 5.483 pagantes

Árbitro: Célio Amorim – SC

Gols: Jairo aos 16’/1T, Marcão aos 34’’/1T, Róbston aos 18’/2T e aos 25’/2T e André Lionel aos 32’/2T(ATL)

Atlético: Márcio; Rafael Cruz, Gil, Jairo e Chiquinho; Romeu, Róbston (Reinaldo), Weslley e Lindomar (Anaílson); Marcão (André Leonel) e Juninho.

Técnico: Mauro Fernandes

Rio Branco: Ronaldo; Ley, Eleilson, Marquinhos e Ananias; Zé Marco, Zanini (Neném), Rozier (César Baiano) e Rossini; Marcelo Brás (Mossoró) e Doca Madureira.

Técnico: Tarcísio Pugliese


Fonte: Felipe Furtado

Perto do objetivo

Série B no horizonte atleticano

O Atlético proporcionou mais uma tarde de festa ao torcedor ao golear, ontem, no Serra Dourada, o Rio Branco-AC por 5 a 0. Com belos toques, entrosamento perfeito e atuação de gala do volante Róbston, o Dragão massacrou o adversário, caminhando firme para o sonhado retorno à Série B do Campeonato Brasileiro. O time chegou aos 21 pontos e a diferença para Águia-PA e Campinense-PB é de nove pontos. As duas equipes jogam hoje contra Duque de Caxias-RJ e Brasil de Pelotas, respectivamente. Na segunda-feira, Guarani e Confiança-SE completam a nona rodada do octogonal. Se vencer o Confiança na quinta-feira, o Atlético garante o acesso. Em 2007, na Série C, o ABC subiu em 4º, com 23 pontos.
Desde o apito do árbitro Célio Amorim, que em alguns lances irritou o torcedor, o Dragão demonstrou sua imensa superioridade contra o lanterna Rio Branco. Era questão de tempo para qualquer jogador atleticano abrir o placar. Logo aos sete minutos, Rafael Cruz cruzou na cabeça de Marcão, que desperdiçou. Aos 18, a zaga acreana errou na saída de bola, Juninho chutou e o goleiro Ronaldo mandou para escanteio. Na cobrança, Wesley colocou na cabeça de Jairo, que testou firme para abrir o placar para o rubro-negro: 1 a 0.Com toque de bola envolvente e boas ultrapassagens, o Atlético dominava a partida. O Rio Branco só assustava com chutes de longa distância defendidos facilmente por Márcio. Aos 34, mais uma prova da organização do Dragão. Na cobrança de falta, a zaga do Rio Branco esperou tiro direto. E Wésley enganou todos ao tocar para Juninho, que saiu por trás da barreira e chutou forte. O goleiro rebateu em cima de Marcão, que empurrou para as redes: 2 a 0. Foi o 24º gol dele na competição, artilheiro isolado.
Show
O segundo tempo serviu para sacramentar o resultado e dar show para a torcida. Anaílson entrou aos 16 minutos e colaborou para a goleada. Aos 19 minutos, Róbston, que já fazia ótima partida, fez o gol. Ele chegou de trás em bola rolada por Juninho e só bateu colocado no canto: 3 a 0. O Rio Branco não se preocupava em defender, deixando vários espaços para o Atlético tocar a bola facilmente. O visitante continuava assustando somente com os chutes de longa distância.Aos 26, Chiquinho lançou Róbston, que, com habilidade, se livrou de dois marcadores e, com categoria de centroavante, tocou na saída de Ronaldo: 4 a 0. O show ficou completo aos 33, quando André Leonel aproveitou boa jogada dentro da área e de pé direito chutou no alto. Aí, a torcida atleticana só gritou olé e fez a festa do virtual acesso.