O Atlético vive uma fase extraordinária na Série C do Campeonato Brasileiro. Líder do octogonal final, com vantagem de seis pontos para o segundo colocado, o Dragão tem várias marcas positivas na competição, e nos números é disparado o melhor. Até mesmo comparando-se com as outras equipes das divisões superiores do Brasileirão, o Rubro-negro está em destaque.
Na Série C, o Atlético já somou 57 pontos, com 17 vitórias e três empates, em 26 partidas. O segundo colocado, Confiança, está 13 pontos atrás do Dragão, com 44, e tem quatro vitórias a menos. O Rrubro-negro ainda é o time que menos perdeu na competição, com apenas cinco derrotas.
O time goiano conta ainda com o melhor ataque do Brasil, que já balançou as redes adversárias 72 vezes, média de 2,76 gols por jogo. Levando-se em consideração apenas os jogos em casa, a média chega a 3,76, por partida. O segundo melhor neste quesito é o Corinthians, líder da Série B, que soma 67 gols em 32 jogos, média pouco superior a dois gols a cada vez que entra em campo.
Levando-se em consideração as três divisões do futebol nacional, ao lado do Grêmio, o Atlético tem a maior goleada do Campeonato Brasileiro. O 7 a 1 sobre o Itumbiara, na segunda fase da Série C iguala o placar que o time gaúcho conquistou diante do Figueirense.
Atuando em Goiânia, a torcida não viu nenhum outro resultado que não fosse a vitória. Em 13 partidas, 13 triunfos, o que dá ao Atlético o status de único time com 100% de aproveitamento dos pontos como mandante, no futebol nacional.
Depois da vitória sobre o Guarani, na última quarta-feira, o Dragão passou a contar com a melhor defesa da Série C, com apenas 25 gols sofridos em 26 jogos, média inferior a um gol por partida. O Bugre tem a segunda defesa menos vazada, com 26 gols contra. E além de defender, o sistema defensivo também marca gols. O zagueiro Gil, já fez quatro. O goleiro Márcio, balançou as redes duas vezes. Os zagueiros Gilson e Rafael Pedro e o lateral-esquerdo Chiquinho, marcaram uma vez, cada.
O artilheiro da Série C também é do Atlético. Marcão já fez a alegria do torcedor 23 vezes, oito a mais que o vice, Marcelo Brás, do Rio Branco-AC. O goleador atleticano, ao lado de Túlio Maravilha, do Vila Nova, é o maior artilheiro do Brasileirão, nas três divisões. Marcão ainda disputa o prêmio de principal goleador de 2009, com 34 gols, cinco a menos que o líder do ranking, Kléber Pereira, do Santos.
O Atlético ainda tem o atacante Juninho, que também está na lista do Prêmio Friedenreich, promovido pelo site Globoesporte.com, que vai premiar o maior goleador do Brasil. O rápido atacante ocupa a 11ª posição no ranking, com 25 gols marcados em 2009, o que lhe rende o título de artilheiro do Dragão na temporada.
Apenas o Atlético e o Internacional possuem dois jogadores na lista do Prêmio Friedenreich. Mas, somados os gols dos dois jogadores de cada time, o Dragão é o melhor, com 59, oito a mais que o Inter, que conta com Alex e Luiz Carlos no ranking.
Nenhum comentário:
Postar um comentário