DRAGÃO DO CERRADO
Atlético Clube Goianiense
Fundado em 02 de Abril de 1937
Dragão é o Mascote
Rubro-Negro são suas cores
Estádio Antonio Accioly é sua Casa
A Campininha o Abriga
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Artilharia Pesada
Marcão está perto de ultrapassar Túlio
Edivaldo Barbosa Se o Atlético vai bem, Marcão vai melhor ainda. Afinal, é o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro da Série C e tem sido peça importante na caminhada do rubro-negro rumo à Série B. O atacante, apesar de ter atuado menos que Kleber Pereira (Santos) e Túlio Maravilha (Vila Nova), principais goleadores das séries A e B, já marcou 23 gols na terceira divisão – está com oito a mais que o vice-goleador Marcelo Brás, do Rio Branco-AC. O objetivo de Marcão é terminar a temporada como artilheiro das três séries. Túlio já fez 23 gols e Kleber Pereira, 21. Pelo rendimento do atacante, a missão não será tão difícil assim. “Quero manter a média e ser sempre artilheiro”, espera. “Estou me aplicando bem”, conta, com ar de humildade, o atacante. Marcão chegou para o Atlético no final do primeiro semestre para realizar testes. Foi aprovado e logo que a Série C começou, deu uma resposta positiva. O centroavante assinou contrato com duração de cinco anos com o rubro-negro. Após vencer o Guarani por 2 a 0 e praticamente garantir acesso à Série B, o elenco atleticano iniciou ontem a preparação para o jogo de amanhã, contra o Rio Branco-AC, às 17 horas, no Serra Dourada. O time venceu a quinta partida consecutiva e a pretensão e garantir matematicamente a ascensão nas próximas duas rodadas – restam seis jogos para terminar o campeonato. O técnico Mauro Fernandes terá força máxima com o retorno do zagueiro Jairo. O defensor cumpriu suspensão e deve voltar no lugar de Gilson. O meia Anailson também está à disposição. Mas como Lindomar está atuando bem, o apoiador deverá ficar no banco de reservas.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Tabela após 8ª rodada - Contagem Regressiva
Os números comprovam ótima fase!
Números mostram excelente fase do Atlético em 2008 |
O Atlético vive uma fase extraordinária na Série C do Campeonato Brasileiro. Líder do octogonal final, com vantagem de seis pontos para o segundo colocado, o Dragão tem várias marcas positivas na competição, e nos números é disparado o melhor. Até mesmo comparando-se com as outras equipes das divisões superiores do Brasileirão, o Rubro-negro está Depois da vitória sobre o Guarani, na última quarta-feira, o Dragão passou a contar com a melhor defesa da Série C, com apenas 25 gols sofridos em 26 jogos, média inferior a um gol por partida. O Bugre tem a segunda defesa menos vazada, com 26 gols contra. E além de defender, o sistema defensivo também marca gols. O zagueiro Gil, já fez quatro. O goleiro Márcio, balançou as redes duas vezes. Os zagueiros Gilson e Rafael Pedro e o lateral-esquerdo Chiquinho, marcaram uma vez, cada. |
Fonte: Felipe Furtado |
O Bi cada vez mais perto! Estamos chegando!!
Dragão bate Guarani e se isola ainda mais na liderança |
O Atlético chegou a quinta vitória consecutiva, a sexta na fase final da Série C e a segunda em sequência sobre o Guarani. Desta vez, no Serra Dourada, o Dragão bateu o Bugre por |
Fonte: Felipe Furtado |
O Bi cada vez mais perto!
Atlético bate Guarani e dispara na ponta
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
O Dragão precisa agora de duas vitórias para garantir, matematicamente, a vaga na Série B. O time possui oito pontos de vantagem para o Brasil-RS, que ocupa a quinta colocação na tabela e está fora do grupo dos quatro primeiros que garantem vaga na Série B. O próximo confronto do rubro-negro será no sábado, diante do lanterna Rio Branco-AC, às 17 horas. O técnico Mauro Fernandes contará com retorno do zagueiro jairo, que cumpriu suspensão.
O duelo de ontem foi o mais equilibrado do Atlético no Serra Dourada. No 1º tempo, os dois times não conseguiram criar boas chances de gols. A defesa bem posicionada do Bugre Campineiro impediu a construção de placar elástico. A primeira chance de gol do Atlético surgiu apenas aos 20 minutos. Após passe de Marcão, Lindomar dividiu bola com goleiro Gisiel e mandou para fora.
A sorte ajudou o Dragão a abrir o placar. Aos 27, Lindomar lançou Juninho, o zagueiro do Guarani tentou cortar a bola, mas ela sobrou para Marcão que, de frente para o gol, só empurrou para o fundo das redes. Já o time paulista teve oportunidade de marcar com o meia Glauber. Aos 38, ele chutou no ângulo direito do goleiro Márcio, que fez difícil defesa.
Pressão
No intervalo, o artilheiro Marcão sentiu dores nas costas e foi substituído por André Leonel. Já o Guarani voltou a campo em busca do empate e ofereceu perigo ao gol atleticano. Aos 13, lateral-esquerdo Roque tentou cruzar e a bola beliscou a trave. O técnico Mauro Fernandes preparava a entrada do volante Jair para ajudar na marcação, quando, aos 21, Juninho cruzou para André, que, no meio da área, escorou para as redes e encerrou o placar: 2 a 0.
Jair foi obrigado a vestir colete de reserva e retornou ao banco. O meia Anaílson, após cinco jogos longe dos gramados devido a lesão, entrou em campo e não atuou bem, pela falta de ritmo de jogo. Já o técnico do Bugre, Luciano Dias, tentou impulsionar o time, com a entrada dos meia-atacantes Dairo e Samir, mas o placar já estava sacramentado.
Os atleticanos foram destaque ontem. O público de 5.747 pagantes foi o maior do Dragão na Série C. Somados aos não-pagantes, o estádio recebeu total de 6.903 pessoas.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Hoje o Dragão joga no Serra
Embalado, Atlético quer quinta vitória seguida contra Guarani
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
Para o duelo, o técnico Mauro Fernandes conta com a volta de três titulares: zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu retornam após suspensão. Além deles, o meia Anaílson está à disposição, apesar de sua escalação dentre os titulares não ter sido confirmada pelo treinador. O único desfalque é o zagueiro Jairo, expulso no último jogo. O técnico do Bugre, Luciano Dias, confirmou apenas uma alteração: o goleiro Márcio sai para a entrada de Gisiel.
O Dragão teve excelente média de cinco gols por partida nos três jogos disputados no Estádio Serra Dourada no octogonal final da Série C. Entretanto, para o torcedor que está acostumado com as goleadas, o veterano meia Lindomar faz ressalvas a mais um massacre. “A goleada só acontece se encontrarmos facilidade. O que pode nos atrapalhar é alguém achar que já vencemos os jogos que ainda restam”, analisa.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
7 jogos para confirmar acesso
Três vitórias para Série B
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
E para alcançar a meta, o Atlético terá ainda quatro jogos no Serra Dourada, onde mantém aproveitamento de 100% e média de cinco gols por jogo. Segundo o site chancedegol.com. br, especializado em estatísticas, o Dragão tem 99,95% de chances de subir à Série B. Ainda de acordo com a projeção, a probabilidade de o Atlético ser campeão é de 96%.
Para o técnico Mauro Fernandes, o principal objetivo é a conquista do título. “Ano passado, o Atlético tentou ficar entre os quatro, mas terminou na sexta colocação (atrás do Crac e Vila). Quando iniciei meu trabalho, o foco era a conquista do título e mantivemos esse objetivo”, afirma.
A principal arma do Atlético para se sagrar campeão é o ataque. Em 24 jogos, 70 gols marcados, média impressionante de 2,8 por partida – a maior do campeonato. A atuação em campo rendeu ontem ao atacante Juninho a inclusão no Prêmio Friedenreich, do site globoesporte.com. O ranking leva em conta os principais artilheiros do País e Juninho aparece na 11ª colocação, com 25 gols.
Já o atacante Marcão, artilheiro da Série C com 22 gols, está na quinta posição, com 33 gols marcados na temporada. Ele possui seis tentos a menos que o líder do prêmio, o atacante Kléber Pereira, do Santos.
Retorno
O meia Anaílson foi liberado pelo departamento médico para atuar na partida de amanhã. Após se recuperar de lesão muscular na coxa, ele recebeu pancada no tornozelo direito durante recreativo e precisou de mais tempo para se reabilitar. A última partida em que disputou foi na vitória diante do Águia de Marabá-PA, no dia 8 de outubro.
Três jogadores retornam após cumprir suspensão. Zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu voltam ao time titular, enquanto o zagueiro Jairo está fora do confronto por ter recebido cartão vermelho na vitória sobre o Guarani.
sábado, 25 de outubro de 2008
Vitória em Campinas
Atlético vence Guarani e abre vantagem de quatro pontos |
O Atlético manteve a sequência de vitórias e bateu o Guarani, em Campinas, por 3 a 0. Juninho, Weslley e Marcão fizeram os gols da partida. Com o triunfo, o Dragão se mantém na liderança da fase final da Série C, com 15 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, Confiança-SE. Além da melhor campanha, o melhor ataque e o artilheiro da competição, o Atlético agora tem a segunda melhor defesa da Série C do Campeonato Brasileiro. O Guarani, com 24 gols sofridos, é o dono da zaga menos vazada. O Dragão sofreu um gol a mais que os paulistas. O primeiro tempo do jogo mostrou que o Atlético se recuperou do fator de não conseguir pontos fora de casa. Depois da vitória diante do Rio Branco, na última quarta-feira, o time rubro-negro recuperou a confiança, mesmo atuando longe do torcedor. Em grande parte da primeira etapa, o Guarani teve mais posse de bola, mas o Dragão chegava com mais perigo. Aos 35 minutos, o contra-ataque foi a arma atleticana para inaugurar o placar. Marcão arrancou pela direita em jogada individual. Ele passou pela marcação e adiantou bastante a bola. Evitando o tiro de meta, o artilheiro conseguiu fazer um passe para trás. Juninho, esperto, se antecipou a defesa e empurrou a bola para às redes, para fazer seu 12º gol na Série C. O gol deixou o Atlético tranquilo até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, Mauro Fernandes corrigiu o posicionalmento de alguns jogadores e usou os contra-ataques como tática para definir a partida. E foi na saída rápida da defesa para o ataque, que o Dragão definiu o jogo. Aos 21 minutos da segunda etapa, Juninho recebeu passe de Róbston e na entrada da área tocou para Weslley, que chutou forte para ampliar o marcador. O torcedor atleticano ainda comemorava o segundo gol, quando Marcão apareceu novamente para mostrar outra qualidade de goleador: a técnica apurada. Logo depois do recomeço da partida, o Atlético conseguiu tomar a bola. Marcão avançou com a bola, percebeu o goleiro Márcio adiantado e chutou por cima do camisa 1 do Bugre, para fechar a vitória com chave de ouro. Com o gol marcado, Marcão encerrou o tabu de não marcar fora de casa e chegou a 22, na Série C. Na temporada, o artilheiro já soma 33 gols e se igualou ao atacante Washington, do Fluminense, na quinta colocação entre os principais goleadores do Brasil. Kléber Pereira, com 39 gols, é o primeiro da lista. A delegação atleticana retorna amanhã pela manhã à Goiânia. A chegada está prevista para às 10h30. O zagueiro Jairo, que foi expulso diante do Guarani, é o único desfalque para o jogo da próxima quarta-feira, novamente contra o Bugre. Rafael Cruz, Gil e Romeu, cumpriram suspensão e ficam à disposição. O meia Anaílson também pode retornar a equipe. Na segunda-feira, o jogador será reavaliado pela equipe médica do Atlético, para saber se terá condições de jogo. Ficha Técnica Guarani 0 x 3 Atlético Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP) Árbitro: Luiz Carlos da Silva (MG) Expulsão: Jairo (ATL) Gols: Juninho, aos 35'/1T; Weslley, aos 21'/2T e Marcão, aos 22'/2T (ATL) Guarani Márcio; Maranhão, Xandão, Augusto e Roque (Almir); Nunes, Claudiney Rincón (Samir), Mário César e Maicon Sapucaia; Dairo (Henrique) e Fernando Gaúcho. Técnico: Luciano Dias Atlético Márcio; Cláudio, Gilson, Jairo e Chiquinho; Jair, Róbston (Bruno de Jesus), Weslley e Lindomar; Juninho (Rafael Pedro) e Marcão (Reinaldo). Técnico: Mauro Fernandes |
Fonte: Felipe Furtado |
Liderança em jogo
Para manter a liderança
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
Além de enfrentar um dos favoritos à vaga na Série B do ano que vem, o Atlético terá que suportar a pressão da torcida campinense, que possui média de 5.684 torcedores no Estádio Brinco de Ouro, a sétima maior da Série C. O Guarani ainda não perdeu em casa no octogonal final: em três jogos, duas vitórias e um empate. Além disso, conta com o atacante Fernando Gaúcho que é a principal peça de ataque dos paulistas.
O técnico Mauro Fernandes reconhece a força do adversário, mas antecipa a postura do time em campo.”Sempre iremos em busca dos três pontos. Esperamos vencer porque o Atlético tem condições para isso”, afirma. E para atingir o objetivo o treinador não poderá contar com três titulares: zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu cumprem suspensão. Os prováveis substitutos são Gilson, Cláudio e Jair, respectivamente.
Já o retorno do meia Anaílson não ocorreu. Ele se recupera de pancada no tornozelo direito e continua o trabalho de recuperação. O meia Lindomar, titular do Atlético há quatro partidas, tem duas passagens pelo Guarani e descreve o potencial da equipe. “Os times paulistas têm nível alto. Vai ser outro jogo complicado, mas estamos embalados pelas vitórias”, analisa.
No ataque, Marcão, artilheiro do campeonato com 21 gols, e Juninho, que balançou as redes 11 vezes, estão confirmado. A parceria dos jogadores é a principal arma do Atlético, líder do octogonal final da Série C. Juntos, eles foram responsáveis por 32 dos 67 gols do rubro-negro na Terceirona, 48% do total.
O sucesso da parceria é explicado pelo posicionamento de ambos: Juninho utiliza sua velocidade e técnica para buscar jogadas fora da área, inclusive pelas alas. Já o artilheiro Marcão, mesmo sem qualidade técnica, se sobressai com sua estatura (1,90 m) para exercer o tradicional papel de centro-avante. Na maior parte das partidas, tem posicionamento fixo na área, à espera de jogadas dos companheiros.
Adversário
O técnico do Guarani, Luciano Dias, não fez mistério e confirmou o time bugrino que enfrenta o Atlético. O meia Marcinho, com contusão no joelho, segue fora do time, e também é desfalque para o jogo da próxima quarta-feira, novamente contra o time goiano. Maicon Sapucaia segue em seu lugar.
Outro que tem uma lesão no joelho é o zagueiro Wágner, mas a lesão do defensor é mais séria, e ele será submetido à cirurgia, voltando aos gramados dentro de seis meses. Quem também é desfalque bugrino é o atacante Juari, que foi expulso na última partida e cumpre suspensão automática.
Por outro lado, o treinador terá a volta de um importante jogador. O volante Nunes cumpriu suspensão e volta no lugar de Walter. Esta será a única mudança no time que perdeu para o Confiança-SE, por 2 a 1.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Liderança
Atlético vira líder no Acre
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
Os destaques da partida foram o atacante Juninho, que balançou as redes duas vezes em momento de superioridade do adversário, e o goleiro Márcio, que garantiu vitória com defesas milagrosas. Mesmo sendo o time mais fraco da fase final, o Rio Branco começou com domínio do jogo. Com ataque rápido, mas impreciso, perdeu boas oportunidades de marcar logo no início da partida.
Com a necessidade da vitória, os acreanos deixavam espaços para os contra-ataques rubro-negros. Aos 18 minutos, o atacante Juninho, em jogada pela esquerda, acertou belo chute no ângulo do goleiro Ronaldo e abriu placar.
Dois minutos depois, o mesmo Juninho acertou chute indefensável e aumentou a vantagem atleticana. Apesar da vantagem atleticana, o panorama da partida não mudou: o Rio Branco seguia com a posse da bola e controle do jogo, mas esbarrava nas boas defesas de Márcio e nos erros de pontaria. Até os 30 minutos, quando o meia Testinha invadiu a área, chutou no canto direito de Márcio e diminuiu o prejuízo: 2 a 1.
Sufoco
O Rio Branco continuou a pressionar, mas Márcio provou que estava em noite inspirada. Defendeu chute de fora da área, rebote, fez defesa até fora do gol e, claro, milagres. Tudo para garantir a vitória suada do Atlético no Acre que garantiu a liderança.
Nos outros três jogos do octogonal, melhor para os mandantes. O Duque de Caxias-RJ bateu o Águia-PA por 1 a 0; Brasil-RS goleou o Campinense-PB por 4 a 0; Confiança-SE venceu o Guarani por 2 a 1.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Felipe Ribeiro, Da Editoria de Esportes
http://www.dm.com.br/impresso/76
Mesmo com o retrospecto negativo, o Rio Branco tem a seu favor o excelente público no Estádio Arena da Floresta. A média é de 5.502 pagantes, a oitava melhor da Série C. Outro empecilho no caminho do Atlético é o desempenho fora de casa. A última vitória do rubro-negro ocorreu no dia 10 de agosto, diante do Dom Pedro-DF, em Taguatinga, por 2 a 0. Já o empate diante do Mixto-MT, em Cuiabá, no dia 24 de setembro, válido pela quinta rodada da 3ª fase, foi o último ponto conquistado longe de Goiânia.
Artilheiro da Série C com 21 gols, Marcão destaca o segredo para conseguir a vitória. “Temos que manter a mesma pegada das partidas em casa. Nenhum time tem pena da gente quando jogamos fora. Então, temos que corrigir os erros e vencer a terceira partida seguida”, afirma.
E para arrancar pontos fora de casa, o técnico Mauro Fernandes repete, pela terceira vez seguida, a escalação do Dragão. O feito é inédito na disputa da Terceirona e só foi possível devido à absolvição do volante Romeu junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi julgado ontem devido à expulsão na partida diante do Campinense-PB, na estréia do octogonal final.
Tática
Outra mudança que está fora de cogitação é o esquema tático. Nas três vezes em que Mauro optou pela formação com três zagueiros (Gil, Jairo e Gilson), sofreu três derrotas. A última foi para o Brasil-RS. Lindomar acredita que o elenco está acostumado com 2 volantes, dois meias e dois atacantes.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
2 jogos fora
Atlético busca manter boa fase em 2 jogos fora de casa
O Atlético embarcou por volta das 16h30 desta segunda-feira para duas partidas fora de casa. Na quarta-feira, o adversário será o Rio Branco, do Acre. De lá, o Dragão já embarca para Itu, onde fica concentrado para o jogo diante do Guarani, no sábado, em Campinas.
O técnico Mauro Fernandes aguarda o julgamento do volante Romeu, que acontecerá amanhã, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador foi expulso diante do Campinense, na primeira rodada da fase final e está incluso no artigo 250, que prevê pena de um a três jogos, caso seja condenado.
Se Romeu for absolvido, o comandante atleticano terá a oportunidade de escalar o mesmo time pela terceira vez consecutiva. Como existe possibilidade do volante ser apenado, a delegação embarcou com 19 jogadores.
Para melhorar a campanha fora de casa, o Atlético leva na bagagem o excelente desempenho nos jogos como mandante. No Serra Dourada, foram três partidas na fase final, com três goleadas e média de cinco gols por jogo. Contra o Rio Branco e o Guarani, o intuito é manter o mesmo empenho para voltar à Goiânia com no mínimo quatro pontos.
Mais uma vez, o único desfalque da equipe segue sendo o meia Anaílson. Ele se recuperou de uma contusão muscular na coxa direita, mas sofreu uma pacanda no tornozelo e ficou em tratamento no departamento médico. Caso se recupere, existe a possibilidade do jogador embarcar apenas para o jogo diante do Guarani.
Confira os convocados para a partida diante do Rio Branco:
Goleiros:
Márcio e França.
Laterais:
Rafael Cruz, Cláudio, Chiquinho e Julinho.
Zagueiros:
Gil, Jairo e Gilson.
Volantes:
Romeu, Róbston, Bruno de Jesus e Jair.
Meias:
Weslley e Lindomar.
Atacantes:
Marcão, Juninho, Reinaldo e Cleyton Santos.