DRAGÃO DO CERRADO

Atlético Clube Goianiense
Fundado em 02 de Abril de 1937
Dragão é o Mascote
Rubro-Negro são suas cores
Estádio Antonio Accioly é sua Casa
A Campininha o Abriga

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sem surpresas!

Mauro Fernandes não faz mistério e confirma time titular

O Atlético já está escalado para o jogo diante do Rio Branco-AC, neste sábado, às 17 horas, no Estádio Serra Dourada. O técnico Mauro Fernandes confirmou o retorno de Jairo na defesa como a única modificação. Gilson volta ao banco de reservas e Lindomar segue como titular no meio-campo. Anaílson fica como opção para o decorrer do jogo.

O Dragão soma cinco vitórias consecutivas na fase final da Série C e se manter o aproveitamento de 100% dos pontos em casa, ficará muito próximo do acesso à Série B, com 21 pontos. O Rubro-negro é o líder do octogonal, com 18 pontos, enquanto o adversário de amanhã, que venceu sua primeira partida na última rodada, ocupa a lanterna com 7.

A preparação para o jogo diante da equipe acreana foi encerrada na manhã desta sexta-feira. Os jogadores fizeram um recreativo e após a atividade, participaram de um trabalho de crioterapia, onde ficam submersos no gelo para relaxar a musculatura.

O preparador físico, Júlio Alencar explicou o atual momento do elenco e espera que o time mantenha o rítimo de trabalho até o final da competição. "Fizemos uma preparação muito forte e mantivemos uma base no trabalho, o que nos deixa num bom nível para este término de Série C", afirma.

Mauro Fernandes convocou 21 jogadores para a concentração, e até o começo do sábado deve definir quem serão os 18 que vão para o jogo.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros
Márcio e França

Laterais
Rafael Cruz, Cláudio, Chiquinho e Julinho;

Zagueiros
Gil, Jairo e Gilson

Volantes
Romeu, Róbston, Bruno de Jesus e Jair

Meias
Weslley, Lindomar e Anaílson

Atacantes
Marcão, Juninho, André Leonel, Reinaldo e Cleyton Santos.

Fonte: Felipe Furtado

Artilharia Pesada

Marcão está perto de ultrapassar Túlio

Edivaldo Barbosa

Se o Atlético vai bem, Marcão vai melhor ainda. Afinal, é o artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro da Série C e tem sido peça importante na caminhada do rubro-negro rumo à Série B. O atacante, apesar de ter atuado menos que Kleber Pereira (Santos) e Túlio Maravilha (Vila Nova), principais goleadores das séries A e B, já marcou 23 gols na terceira divisão – está com oito a mais que o vice-goleador Marcelo Brás, do Rio Branco-AC. O objetivo de Marcão é terminar a temporada como artilheiro das três séries. Túlio já fez 23 gols e Kleber Pereira, 21. Pelo rendimento do atacante, a missão não será tão difícil assim. “Quero manter a média e ser sempre artilheiro”, espera. “Estou me aplicando bem”, conta, com ar de humildade, o atacante. Marcão chegou para o Atlético no final do primeiro semestre para realizar testes. Foi aprovado e logo que a Série C começou, deu uma resposta positiva. O centroavante assinou contrato com duração de cinco anos com o rubro-negro. Após vencer o Guarani por 2 a 0 e praticamente garantir acesso à Série B, o elenco atleticano iniciou ontem a preparação para o jogo de amanhã, contra o Rio Branco-AC, às 17 horas, no Serra Dourada. O time venceu a quinta partida consecutiva e a pretensão e garantir matematicamente a ascensão nas próximas duas rodadas – restam seis jogos para terminar o campeonato. O técnico Mauro Fernandes terá força máxima com o retorno do zagueiro Jairo. O defensor cumpriu suspensão e deve voltar no lugar de Gilson. O meia Anailson também está à disposição. Mas como Lindomar está atuando bem, o apoiador deverá ficar no banco de reservas.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tabela após 8ª rodada - Contagem Regressiva

Confira a classificação da fase final e a geral da Série C

O Atlético tem a melhor campanha geral da Série C do Campeonato Brasileiro. Na fase final o Dragão já soma 18 pontos, seis a mais que o segundo e o terceiro colocados, Águia e Campinense. Na próxima rodada, o Dragão recebe o Rio Branco-AC, que venceu sua primeira partida no octogonal, diante do Confiança, por 4 a 1.



Confira a classificação da Fase Final da Série C e a Classificação Geral da competição:

Fase Final

CLASSIFICAÇÃO

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

1º Atlético (GO)

18

8

6

0

2

23

5

18

2º Águia (PA)

12

8

3

3

2

12

14

-2

3º Campinense (PB)

12

8

3

3

2

12

14

-2

4º Confiança (SE)

11

8

3

2

3

14

18

-4

5° Brasil (RS)

10

8

3

1

4

10

11

-1

6º Guarani (SP)

10

8

3

1

4

11

13

-2

7º D. de Caxias (RJ)

10

8

3

1

4

13

18

-5

8º Rio Branco (AC)

7

8

2

1

5

14

16

-2


Classificação Geral

CLASSIFICAÇÃO

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Atlético (GO)

57

26

17

3

5

72

25

47

2º Confiança (SE)

44

26

13

5

7

45

41

4

Rio Branco (AC)

42

24*

13

3

8

56

42

14

Brasil (RS)

42

26

13

6

8

36

32

4

4º Guarani (SP)

42

26

12

6

8

33

26

7

5º Campinense (PB)

42

26

12

9

6

36

32

4

6º Águia (PA)

41

26

11

8

7

46

42

4

8º D. de Caxias (RJ)

40

26

13

4

10

42

42

0


* O Rio Branco tem dois jogos a menos que os demais adversários, pois na primeira fase, o Grupo 01 tinha apenas três equipes.
Fonte: Felipe Furtado

Os números comprovam ótima fase!

Números mostram excelente fase do Atlético em 2008

O Atlético vive uma fase extraordinária na Série C do Campeonato Brasileiro. Líder do octogonal final, com vantagem de seis pontos para o segundo colocado, o Dragão tem várias marcas positivas na competição, e nos números é disparado o melhor. Até mesmo comparando-se com as outras equipes das divisões superiores do Brasileirão, o Rubro-negro está em destaque.

Na Série C
, o Atlético já somou 57 pontos, com 17 vitórias e três empates, em 26 partidas. O segundo colocado, Confiança, está 13 pontos atrás do Dragão, com 44, e tem quatro vitórias a menos. O Rrubro-negro ainda é o time que menos perdeu na competição, com apenas cinco derrotas.

O time goiano conta ainda com o melhor ataque do Brasil, que já balançou as redes adversárias 72 vezes, média de 2,76 gols por jogo. Levando-se em consideração apenas os jogos em casa, a média chega a 3,76, por partida. O segundo melhor neste quesito é o Corinthians, líder da Série B, que soma 67 gols em 32 jogos, média pouco superior a dois gols a cada vez que entra em campo.

Levando-se em consideração as três divisões do futebol nacional, ao lado do Grêmio, o Atlético tem a maior goleada do Campeonato Brasileiro. O 7 a 1 sobre o Itumbiara, na segunda fase da Série C iguala o placar que o time gaúcho conquistou diante do Figueirense.

Atuando em Goiânia, a torcida não viu nenhum outro resultado que não fosse a vitória. Em 13 partidas, 13 triunfos, o que dá ao Atlético o status de único time com 100% de aproveitamento dos pontos como mandante, no futebol nacional.

Depois da vitória sobre o Guarani, na última quarta-feira, o Dragão passou a contar com a melhor defesa da Série C, com apenas 25 gols sofridos em 26 jogos, média inferior a um gol por partida. O Bugre tem a segunda defesa menos vazada, com 26 gols contra. E além de defender, o sistema defensivo também marca gols. O zagueiro Gil, já fez quatro. O goleiro Márcio, balançou as redes duas vezes. Os zagueiros Gilson e Rafael Pedro e o lateral-esquerdo Chiquinho, marcaram uma vez, cada.

O artilheiro da Série C também é do Atlético. Marcão já fez a alegria do torcedor 23 vezes, oito a mais que o vice, Marcelo Brás, do Rio Branco-AC. O goleador atleticano, ao lado de Túlio Maravilha, do Vila Nova, é o maior artilheiro do Brasileirão, nas três divisões. Marcão ainda disputa o prêmio de principal goleador de 2009, com 34 gols, cinco a menos que o líder do ranking, Kléber Pereira, do Santos.

O Atlético ainda tem o atacante Juninho, que também está na lista do Prêmio Friedenreich, promovido pelo site Globoesporte.com, que vai premiar o maior goleador do Brasil. O rápido atacante ocupa a 11ª posição no ranking, com 25 gols marcados em 2009, o que lhe rende o título de artilheiro do Dragão na temporada.

Apenas o Atlético e o Internacional possuem dois jogadores na lista do Prêmio Friedenreich. Mas, somados os gols dos dois jogadores de cada time, o Dragão é o melhor, com 59, oito a mais que o Inter, que conta com Alex e Luiz Carlos no ranking.

Fonte: Felipe Furtado

O Bi cada vez mais perto! Estamos chegando!!

Dragão bate Guarani e se isola ainda mais na liderança

O Atlético chegou a quinta vitória consecutiva, a sexta na fase final da Série C e a segunda em sequência sobre o Guarani. Desta vez, no Serra Dourada, o Dragão bateu o Bugre por 2 a 0. O Rubro-negro chegou a 18 pontos na classificação e abriu oito de vantagem do quinto colocado, Brasil. Destaque para os 5.747 pagantes, que fizeram uma bonita festa nas arquibancadas.

A palavra chave para chegar a décima terceira vitória em treze jogos, como mandante, foi paciência. O Guarani atuou quase toda a partida bastante fechado e dando preferência à marcação e aos contra-ataques, o que dificultou as ações do Atlético.

Mas, com o tempo, o Dragão começou a encontrar pequenos espaços na defesa do time paulista. Em um desses lances, o placar foi inaugurado.

Lindomar tentou um passe na entrada da área para Juninho. O camisa 11 não conseguiu dominar e a bola sobrou para Marcão, que teve que disputar com dois zagueiros e com o goleiro para chutar de perna esquerda para fazer o primeiro gol, aos 27 minutos do primeiro tempo.

Marcão chegou a 23 gols na Série C e se igualou a Túlio Maravilha, do Vila Nova, como o maior goleador do Campeonato Brasileiro, nas três divisões. Na temporada, o atacante chegou a 34 gols e agora está a cinco de Kléber Pereira, do Santos, que é o líder no ranking dos artilheiros.

No segundo tempo, com dores nas costas, o camisa nove deu lugar a André Leonel. Pela primeira vez, Leonel teve a chance de jogar 45 minutos e mostrou que quando necessário, Mauro Fernandes pode contar com ele.

Aos 22 minutos da etapa final, Juninho, que mais uma vez teve atuação destacada, recebeu passe em profundidade pela direita. Logo de primeira o camisa 11 jogou a bola para a área, onde encontrou André Leonel. O atacante aproveitou a chance e deu números finais ao placar: Atlético 2 a 0 sobre o Guarani.

O Dragão se isolou ainda mais na liderança da fase final, com 18 pontos. A vantagem para o segundo e terceiro colocados, Águia e Campinense, que somam 12 pontos, é de seis. Em relação ao quarto lugar, Confiança, a diferença é de sete. Comparando-se ao quinto lugar, Brasil, a vantagem chega a oito pontos.

O elenco atleticano se reapresenta nesta quinta-feira, às 17 horas, no Centro de Treinamentos do Setor Urias Magalhães. O time começa a se preparar para o jogo diante do Rio Branco, no sábado, novamente no Serra Dourada.

O zagueiro Jairo cumpriu suspensão diante do Bugre e está à disposição de Mauro Fernandes. Para o duelo diante do time acreano, o treinador conta com todos os jogadores para definir o time titular.

Ficha Técnica
Atlético 2 x 0 Guarani
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Maurício Aparecido de Siqueira - MT
Gols: Marcão, aos 27’/1T, André Leonel, aos 21’/2T (Atlético-GO)
Público: 5.747 pagantes
Renda: R$ 49.070,00

Atlético
Márcio; Rafael Cruz, Gil, Gilson e Chiquinho; Romeu, Róbston (Jair), Weslley e Lindomar (Anailson); Marcão (André Leonel) e Juninho.
Técnico: Mauro Fernandes

Guarani
Gisiel; Maranhão, Xandão, Augusto e Roque (Bruno Camargo); Nunes, Claudiney Rincón, Glauber (Dairo) e Mário César (Samir); Juari e Fernando Gaúcho.
Técnico: Luciano Dias

Fonte: Felipe Furtado

O Bi cada vez mais perto!

Atlético bate Guarani e dispara na ponta


Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes



O Atlético obteve ontem a quinta vitória seguida no octogonal da Série C: derrotou o Guarani-SP por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada. O Dragão mantém o aproveitamento de 100% como mandante em 13 partidas e a vitória manteve o time na liderança da fase final, com 18 pontos. Já o time paulista continua na 6ª posição, com 10 pontos.

O Dragão precisa agora de duas vitórias para garantir, matematicamente, a vaga na Série B. O time possui oito pontos de vantagem para o Brasil-RS, que ocupa a quinta colocação na tabela e está fora do grupo dos quatro primeiros que garantem vaga na Série B. O próximo confronto do rubro-negro será no sábado, diante do lanterna Rio Branco-AC, às 17 horas. O técnico Mauro Fernandes contará com retorno do zagueiro jairo, que cumpriu suspensão.

O duelo de ontem foi o mais equilibrado do Atlético no Serra Dourada. No 1º tempo, os dois times não conseguiram criar boas chances de gols. A defesa bem posicionada do Bugre Campineiro impediu a construção de placar elástico. A primeira chance de gol do Atlético surgiu apenas aos 20 minutos. Após passe de Marcão, Lindomar dividiu bola com goleiro Gisiel e mandou para fora.

A sorte ajudou o Dragão a abrir o placar. Aos 27, Lindomar lançou Juninho, o zagueiro do Guarani tentou cortar a bola, mas ela sobrou para Marcão que, de frente para o gol, só empurrou para o fundo das redes. Já o time paulista teve oportunidade de marcar com o meia Glauber. Aos 38, ele chutou no ângulo direito do goleiro Márcio, que fez difícil defesa.

Pressão
No intervalo, o artilheiro Marcão sentiu dores nas costas e foi substituído por André Leonel. Já o Guarani voltou a campo em busca do empate e ofereceu perigo ao gol atleticano. Aos 13, lateral-esquerdo Roque tentou cruzar e a bola beliscou a trave. O técnico Mauro Fernandes preparava a entrada do volante Jair para ajudar na marcação, quando, aos 21, Juninho cruzou para André, que, no meio da área, escorou para as redes e encerrou o placar: 2 a 0.

Jair foi obrigado a vestir colete de reserva e retornou ao banco. O meia Anaílson, após cinco jogos longe dos gramados devido a lesão, entrou em campo e não atuou bem, pela falta de ritmo de jogo. Já o técnico do Bugre, Luciano Dias, tentou impulsionar o time, com a entrada dos meia-atacantes Dairo e Samir, mas o placar já estava sacramentado.

Os atleticanos foram destaque ontem. O público de 5.747 pagantes foi o maior do Dragão na Série C. Somados aos não-pagantes, o estádio recebeu total de 6.903 pessoas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Melhor Ataque do Brasil

Hoje o Dragão joga no Serra

Embalado, Atlético quer quinta vitória seguida contra Guarani


Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes


O Atlético busca hoje, às 20h30, a quinta vitória seguida no octogonal da Série C, diante do Guarani, no Serra Dourada. A partida será transmitida ao vivo pelo DMTV (www.dm.tv) e abre o returno da fase final da Terceirona. Após duas importantes vitórias fora de casa, diante do Rio Branco-AC e do adversário paulista, o Dragão está isolado na liderança da tabela, com 15 pontos, quatro a mais que o vice-líder Confiança-SE. Já o Guarani, após duas derrotas consecutivas, caiu de líder para 6º, com 10 pontos.

Para o duelo, o técnico Mauro Fernandes conta com a volta de três titulares: zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu retornam após suspensão. Além deles, o meia Anaílson está à disposição, apesar de sua escalação dentre os titulares não ter sido confirmada pelo treinador. O único desfalque é o zagueiro Jairo, expulso no último jogo. O técnico do Bugre, Luciano Dias, confirmou apenas uma alteração: o goleiro Márcio sai para a entrada de Gisiel.

O Dragão teve excelente média de cinco gols por partida nos três jogos disputados no Estádio Serra Dourada no octogonal final da Série C. Entretanto, para o torcedor que está acostumado com as goleadas, o veterano meia Lindomar faz ressalvas a mais um massacre. “A goleada só acontece se encontrarmos facilidade. O que pode nos atrapalhar é alguém achar que já vencemos os jogos que ainda restam”, analisa.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

7 jogos para confirmar acesso

Três vitórias para Série B


Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes



O Atlético precisa de três vitórias nos sete jogos restantes do octogonal final da Série C para garantir, matematicamente, vaga para a Série B da próxima temporada. O rubro-negro possui 15 pontos e, caso some mais nove, acumulará 24. Nas duas edições anteriores em que a competição foi disputada no atual formato, com três fases de grupo e octogonal em pontos corridos, a pontuação mínima para subir foi de 23 pontos.

E para alcançar a meta, o Atlético terá ainda quatro jogos no Serra Dourada, onde mantém aproveitamento de 100% e média de cinco gols por jogo. Segundo o site chancedegol.com. br, especializado em estatísticas, o Dragão tem 99,95% de chances de subir à Série B. Ainda de acordo com a projeção, a probabilidade de o Atlético ser campeão é de 96%.

Para o técnico Mauro Fernandes, o principal objetivo é a conquista do título. “Ano passado, o Atlético tentou ficar entre os quatro, mas terminou na sexta colocação (atrás do Crac e Vila). Quando iniciei meu trabalho, o foco era a conquista do título e mantivemos esse objetivo”, afirma.

A principal arma do Atlético para se sagrar campeão é o ataque. Em 24 jogos, 70 gols marcados, média impressionante de 2,8 por partida – a maior do campeonato. A atuação em campo rendeu ontem ao atacante Juninho a inclusão no Prêmio Friedenreich, do site globoesporte.com. O ranking leva em conta os principais artilheiros do País e Juninho aparece na 11ª colocação, com 25 gols.

Já o atacante Marcão, artilheiro da Série C com 22 gols, está na quinta posição, com 33 gols marcados na temporada. Ele possui seis tentos a menos que o líder do prêmio, o atacante Kléber Pereira, do Santos.

Retorno
O meia Anaílson foi liberado pelo departamento médico para atuar na partida de amanhã. Após se recuperar de lesão muscular na coxa, ele recebeu pancada no tornozelo direito durante recreativo e precisou de mais tempo para se reabilitar. A última partida em que disputou foi na vitória diante do Águia de Marabá-PA, no dia 8 de outubro.

Três jogadores retornam após cumprir suspensão. Zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu voltam ao time titular, enquanto o zagueiro Jairo está fora do confronto por ter recebido cartão vermelho na vitória sobre o Guarani.

sábado, 25 de outubro de 2008

Vitória em Campinas

Atlético vence Guarani e abre vantagem de quatro pontos
O Atlético manteve a sequência de vitórias e bateu o Guarani, em Campinas, por 3 a 0. Juninho, Weslley e Marcão fizeram os gols da partida. Com o triunfo, o Dragão se mantém na liderança da fase final da Série C, com 15 pontos, quatro a mais que o segundo colocado, Confiança-SE.

Além da melhor campanha, o melhor ataque e o artilheiro da competição, o Atlético agora tem a segunda melhor defesa da Série C do Campeonato Brasileiro. O Guarani, com 24 gols sofridos, é o dono da zaga menos vazada. O Dragão sofreu um gol a mais que os paulistas.

O primeiro tempo do jogo mostrou que o Atlético se recuperou do fator de não conseguir pontos fora de casa. Depois da vitória diante do Rio Branco, na última quarta-feira, o time rubro-negro recuperou a confiança, mesmo atuando longe do torcedor.

Em grande parte da primeira etapa, o Guarani teve mais posse de bola, mas o Dragão chegava com mais perigo. Aos 35 minutos, o contra-ataque foi a arma atleticana para inaugurar o placar.

Marcão arrancou pela direita em jogada individual. Ele passou pela marcação e adiantou bastante a bola. Evitando o tiro de meta, o artilheiro conseguiu fazer um passe para trás. Juninho, esperto, se antecipou a defesa e empurrou a bola para às redes, para fazer seu 12º gol na Série C.

O gol deixou o Atlético tranquilo até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, Mauro Fernandes corrigiu o posicionalmento de alguns jogadores e usou os contra-ataques como tática para definir a partida.

E foi na saída rápida da defesa para o ataque, que o Dragão definiu o jogo. Aos 21 minutos da segunda etapa, Juninho recebeu passe de Róbston e na entrada da área tocou para Weslley, que chutou forte para ampliar o marcador.

O torcedor atleticano ainda comemorava o segundo gol, quando Marcão apareceu novamente para mostrar outra qualidade de goleador: a técnica apurada.

Logo depois do recomeço da partida, o Atlético conseguiu tomar a bola. Marcão avançou com a bola, percebeu o goleiro Márcio adiantado e chutou por cima do camisa 1 do Bugre, para fechar a vitória com chave de ouro.

Com o gol marcado, Marcão encerrou o tabu de não marcar fora de casa e chegou a 22, na Série C. Na temporada, o artilheiro já soma 33 gols e se igualou ao atacante Washington, do Fluminense, na quinta colocação entre os principais goleadores do Brasil. Kléber Pereira, com 39 gols, é o primeiro da lista.

A delegação atleticana retorna amanhã pela manhã à Goiânia. A chegada está prevista para às 10h30. O zagueiro Jairo, que foi expulso diante do Guarani, é o único desfalque para o jogo da próxima quarta-feira, novamente contra o Bugre. Rafael Cruz, Gil e Romeu, cumpriram suspensão e ficam à disposição.

O meia Anaílson também pode retornar a equipe. Na segunda-feira, o jogador será reavaliado pela equipe médica do Atlético, para saber se terá condições de jogo.

Ficha Técnica
Guarani 0 x 3 Atlético
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Árbitro: Luiz Carlos da Silva (MG)
Expulsão: Jairo (ATL)
Gols: Juninho, aos 35'/1T; Weslley, aos 21'/2T e Marcão, aos 22'/2T (ATL)

Guarani
Márcio; Maranhão, Xandão, Augusto e Roque (Almir); Nunes, Claudiney Rincón (Samir), Mário César e Maicon Sapucaia; Dairo (Henrique) e Fernando Gaúcho.
Técnico: Luciano Dias
Atlético
Márcio; Cláudio, Gilson, Jairo e Chiquinho; Jair, Róbston (Bruno de Jesus), Weslley e Lindomar; Juninho (Rafael Pedro) e Marcão (Reinaldo).
Técnico: Mauro Fernandes
Fonte: Felipe Furtado

Liderança em jogo

Para manter a liderança

Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

O Atlético busca hoje, diante do Guarani-SP, às 17 horas, em Campinas, manter a liderança da fase final do Brasileiro da Série C. A partida encerra o primeiro turno do octogonal da competição. O rubro-negro entra em campo embalado por três vitórias seguidas (sendo duas por goleada) e a ponta da tabela, com 12 pontos. Já o “Bugre”, vice-líder com dois pontos a menos, vem de derrota para o Confiança-SE por 2 a 1.

Além de enfrentar um dos favoritos à vaga na Série B do ano que vem, o Atlético terá que suportar a pressão da torcida campinense, que possui média de 5.684 torcedores no Estádio Brinco de Ouro, a sétima maior da Série C. O Guarani ainda não perdeu em casa no octogonal final: em três jogos, duas vitórias e um empate. Além disso, conta com o atacante Fernando Gaúcho que é a principal peça de ataque dos paulistas.

O técnico Mauro Fernandes reconhece a força do adversário, mas antecipa a postura do time em campo.”Sempre iremos em busca dos três pontos. Esperamos vencer porque o Atlético tem condições para isso”, afirma. E para atingir o objetivo o treinador não poderá contar com três titulares: zagueiro Gil, lateral-direito Rafael Cruz e volante Romeu cumprem suspensão. Os prováveis substitutos são Gilson, Cláudio e Jair, respectivamente.

Já o retorno do meia Anaílson não ocorreu. Ele se recupera de pancada no tornozelo direito e continua o trabalho de recuperação. O meia Lindomar, titular do Atlético há quatro partidas, tem duas passagens pelo Guarani e descreve o potencial da equipe. “Os times paulistas têm nível alto. Vai ser outro jogo complicado, mas estamos embalados pelas vitórias”, analisa.

No ataque, Marcão, artilheiro do campeonato com 21 gols, e Juninho, que balançou as redes 11 vezes, estão confirmado. A parceria dos jogadores é a principal arma do Atlético, líder do octogonal final da Série C. Juntos, eles foram responsáveis por 32 dos 67 gols do rubro-negro na Terceirona, 48% do total.

O sucesso da parceria é explicado pelo posicionamento de ambos: Juninho utiliza sua velocidade e técnica para buscar jogadas fora da área, inclusive pelas alas. Já o artilheiro Marcão, mesmo sem qualidade técnica, se sobressai com sua estatura (1,90 m) para exercer o tradicional papel de centro-avante. Na maior parte das partidas, tem posicionamento fixo na área, à espera de jogadas dos companheiros.

Adversário
O técnico do Guarani, Luciano Dias, não fez mistério e confirmou o time bugrino que enfrenta o Atlético. O meia Marcinho, com contusão no joelho, segue fora do time, e também é desfalque para o jogo da próxima quarta-feira, novamente contra o time goiano. Maicon Sapucaia segue em seu lugar.

Outro que tem uma lesão no joelho é o zagueiro Wágner, mas a lesão do defensor é mais séria, e ele será submetido à cirurgia, voltando aos gramados dentro de seis meses. Quem também é desfalque bugrino é o atacante Juari, que foi expulso na última partida e cumpre suspensão automática.

Por outro lado, o treinador terá a volta de um importante jogador. O volante Nunes cumpriu suspensão e volta no lugar de Walter. Esta será a única mudança no time que perdeu para o Confiança-SE, por 2 a 1.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Liderança

Atlético vira líder no Acre


Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes

O Atlético obteve ontem a primeira vitória fora de casa no octogonal da Série C, diante do Rio Branco-AC, por 2 a 1, em Rio Branco. Com o trunfo, o Dragão acumulou 12 pontos e se isolou na liderança da fase final, uma vez que o vice-líder Guarani-SP, adversário do rubro-negro no próximo sábado, parou nos dez pontos. Já o time acreano, que chegou à quinta derrota em seis jogos, praticamente dá adeus ao sonho da Série B.

Os destaques da partida foram o atacante Juninho, que balançou as redes duas vezes em momento de superioridade do adversário, e o goleiro Márcio, que garantiu vitória com defesas milagrosas. Mesmo sendo o time mais fraco da fase final, o Rio Branco começou com domínio do jogo. Com ataque rápido, mas impreciso, perdeu boas oportunidades de marcar logo no início da partida.

Com a necessidade da vitória, os acreanos deixavam espaços para os contra-ataques rubro-negros. Aos 18 minutos, o atacante Juninho, em jogada pela esquerda, acertou belo chute no ângulo do goleiro Ronaldo e abriu placar.

Dois minutos depois, o mesmo Juninho acertou chute indefensável e aumentou a vantagem atleticana. Apesar da vantagem atleticana, o panorama da partida não mudou: o Rio Branco seguia com a posse da bola e controle do jogo, mas esbarrava nas boas defesas de Márcio e nos erros de pontaria. Até os 30 minutos, quando o meia Testinha invadiu a área, chutou no canto direito de Márcio e diminuiu o prejuízo: 2 a 1.

Sufoco

O Rio Branco continuou a pressionar, mas Márcio provou que estava em noite inspirada. Defendeu chute de fora da área, rebote, fez defesa até fora do gol e, claro, milagres. Tudo para garantir a vitória suada do Atlético no Acre que garantiu a liderança.

Nos outros três jogos do octogonal, melhor para os mandantes. O Duque de Caxias-RJ bateu o Águia-PA por 1 a 0; Brasil-RS goleou o Campinense-PB por 4 a 0; Confiança-SE venceu o Guarani por 2 a 1.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Chegou a hora de vencer fora de casa .

Felipe Ribeiro, Da Editoria de Esportes
http://www.dm.com.br/impresso/7656/esportes/53428,chegou_a_hora_de_vencer_fora_de_casa_

Atlético busca hoje, diante do Rio Branco-AC, às 22 horas (horário de Brasília), primeiros pontos fora de casa no octogonal final da Série C. A partida, na capital Rio Branco, será transmitida ao vivo pelo DMTV (www.dm.tv). O Dragão entra em campo embalado por duas goleadas seguidas no Serra Dourada e a quarta colocação na tabela, com nove pontos e aproveitamento de 60%. Já o time acreano é o lanterna da fase final, com quatro derrotas (uma delas em casa), um empate e apenas 6,67% de aproveitamento.

Mesmo com o retrospecto negativo, o Rio Branco tem a seu favor o excelente público no Estádio Arena da Floresta. A média é de 5.502 pagantes, a oitava melhor da Série C. Outro empecilho no caminho do Atlético é o desempenho fora de casa. A última vitória do rubro-negro ocorreu no dia 10 de agosto, diante do Dom Pedro-DF, em Taguatinga, por 2 a 0. Já o empate diante do Mixto-MT, em Cuiabá, no dia 24 de setembro, válido pela quinta rodada da 3ª fase, foi o último ponto conquistado longe de Goiânia.

Artilheiro da Série C com 21 gols, Marcão destaca o segredo para conseguir a vitória. “Temos que manter a mesma pegada das partidas em casa. Nenhum time tem pena da gente quando jogamos fora. Então, temos que corrigir os erros e vencer a terceira partida seguida”, afirma.

E para arrancar pontos fora de casa, o técnico Mauro Fernandes repete, pela terceira vez seguida, a escalação do Dragão. O feito é inédito na disputa da Terceirona e só foi possível devido à absolvição do volante Romeu junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi julgado ontem devido à expulsão na partida diante do Campinense-PB, na estréia do octogonal final.

Tática
Outra mudança que está fora de cogitação é o esquema tático. Nas três vezes em que Mauro optou pela formação com três zagueiros (Gil, Jairo e Gilson), sofreu três derrotas. A última foi para o Brasil-RS. Lindomar acredita que o elenco está acostumado com 2 volantes, dois meias e dois atacantes.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

2 jogos fora

Atlético busca manter boa fase em 2 jogos fora de casa



O Atlético embarcou por volta das 16h30 desta segunda-feira para duas partidas fora de casa. Na quarta-feira, o adversário será o Rio Branco, do Acre. De lá, o Dragão já embarca para Itu, onde fica concentrado para o jogo diante do Guarani, no sábado, em Campinas.

O técnico Mauro Fernandes aguarda o julgamento do volante Romeu, que acontecerá amanhã, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O jogador foi expulso diante do Campinense, na primeira rodada da fase final e está incluso no artigo 250, que prevê pena de um a três jogos, caso seja condenado.

Se Romeu for absolvido, o comandante atleticano terá a oportunidade de escalar o mesmo time pela terceira vez consecutiva. Como existe possibilidade do volante ser apenado, a delegação embarcou com 19 jogadores.

Para melhorar a campanha fora de casa, o Atlético leva na bagagem o excelente desempenho nos jogos como mandante. No Serra Dourada, foram três partidas na fase final, com três goleadas e média de cinco gols por jogo. Contra o Rio Branco e o Guarani, o intuito é manter o mesmo empenho para voltar à Goiânia com no mínimo quatro pontos.

Mais uma vez, o único desfalque da equipe segue sendo o meia Anaílson. Ele se recuperou de uma contusão muscular na coxa direita, mas sofreu uma pacanda no tornozelo e ficou em tratamento no departamento médico. Caso se recupere, existe a possibilidade do jogador embarcar apenas para o jogo diante do Guarani.


Confira os convocados para a partida diante do Rio Branco:

Goleiros:

Márcio e França.


Laterais:

Rafael Cruz, Cláudio, Chiquinho e Julinho.


Zagueiros:

Gil, Jairo e Gilson.


Volantes:

Romeu, Róbston, Bruno de Jesus e Jair.


Meias:

Weslley e Lindomar.


Atacantes:

Marcão, Juninho, Reinaldo e Cleyton Santos.

Fonte: Felipe Furtado / http://site.atleticocg.com.br/noticia_detalhe.php?id_noticia=78