Atlético planeja arena e parceria com shopping
Felipe Ribeiro
Da Editoria de Esportes
Após a conquista da Série C e da vaga para a Série B da próxima temporada, a diretoria do Atlético já pensa nos próximos passos para ampliar a estrutura do clube. O presidente executivo do rubro-negro, Maurício Sampaio, disse à reportagem do DM que o clube estuda parceria para construção de um shopping no Estádio Antônio Accioly. O clube entraria como sócio no empreendimento, tendo participação nos lucros.
O novo estádio passaria a ser uma arena que será construída no atual Centro de Concentração e Treinamento (CCT) do Urias Magalhães. A previsão é que a nova estrutura tenha capacidade para 15 mil torcedores, superior à atual capacidade de 4,2 mil lugares do Accioly. O modelo seria no formato funcional, com diferentes instalações nas dependências. Uma referência na concepção do projeto é a Arena da Baixada, do Atlético-PR, ou a Arena da Floresta, em Rio Branco-AC.
O presidente do conselho deliberativo do Dragão, Marco Antônio Caldas, destaca que a prioridade na parceria é a construção da nova arena atleticana. Segundo ele, a demolição do Antônio Accioly é o aspecto que menos preocupa à direção rubro-negra. “Estabelecemos uma condição: ninguém vai retirar uma grama do Accioly até que a arena do Atlético esteja pronta”, afirma.
A operação ainda está em fase de estudos. Os detalhes serão definidos em breve e devem ser alavancados pelo novo presidente do clube, que será eleito no próximo mês. O presidente de honra do Atlético, Valdivino de Oliveira, destaca que a arena representará a emancipação do Atlético em relação à utilização de campo de futebol, já que o time precisa pagar aluguel para realizar suas partidas no Estádio Serra Dourada.
“Essa arena pode dar autonomia financeira. Além de diminuir as despesas, ganharíamos com todo o merchandising ao redor do estádio, além da participação nos lucros do shopping”, analisa. “Temos a possibilidade de construir um estádio da nossa maneira, com cadeiras e camarotes para os mais fanáticos”, afirma.
Exemplos
A diretoria rubro-negra tem a Arena da Baixada, do Atlético-PR, como uma das referências. O estádio possui centro comercial, academia de ginástica e churrascaria. A construção da arena, por sua vez, foi baseada em modelos da Europa, como o Old Trafford, do Manchester, da Inglaterra. Outro estádio que chamou a atenção dos diretores do Atlético foi a Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. “É um estádio maravilhoso. A estrutura interna é muito moderna”, destaca o diretor de futebol, Ádson Batista.