DRAGÃO DO CERRADO

Atlético Clube Goianiense
Fundado em 02 de Abril de 1937
Dragão é o Mascote
Rubro-Negro são suas cores
Estádio Antonio Accioly é sua Casa
A Campininha o Abriga

sábado, 31 de maio de 2008

Campeonato Brasileiro da Série C

O Campeonato Brasileiro da 3ª divisão, organizado pela CBF, é verdadeiramente " O Brasileirão"!
São 64 clubes que representam todos os Estados da Federação mais o Distrito Federal.
Estes 64 times são divididos em 16 grupos de 4 equipes, são 6 jogos para cada equipe na primeira fase, ida e volta. Avançarão para a 2ª fase as 2 primeiras equipes. Serão, então, formados 8 grupos de 4 equipes. Dos 8 grupos passarão, novamente, os 2 primeiros colocados. Estas 16 equipes formarão 4 grupos de 4 equipes. Primeiros e segundos colocados dos grupos da 3ª fase formarão um único grupo na 4ª fase. A última fase é o Octogonal final. 8 equipes jogando em turno e returno. Os 4 primeiros colocados conseguirão atingir o tão almejado objetivo, a Série B do Campeonato Brasileiro.

Regulamento da Série C: http://esportes.820am.com.br/index.php/campeonatos/seriec/regulamento.html



A competição começa oficialmente para nós Atleticanos no dia 06 de julho de 2008. O Atlético Clube Goianiense, o Dragão do Cerrado, está no Grupo 9 do Campeonato Brasileiro Série C. Neste grupo também estão Operário/MS, Águia Negra/MS e Mixto/MT.


GRUPO 9 Tabela:

  • 097 1ª 06/07 - Dom 16:00 Atlético/GO x Águia Negra/MS Antônio Accioly Goiânia
  • 098 1ª 06/07 - Dom 16:00 Operário/MS x Mixto/MT Morenão Campo Grande
  • 099 2ª 09/07 - Qua 20:30 Águia Negra/MS x Operário/MS Ninho da Águia Rio Brilhante
  • 100 2ª 09/07 - Qua 20:30 Mixto/MT x Atlético/GO José Fragelli Cuiabá
  • 101 3ª 13/07 - Dom 16:00 Operário/MS x Atlético/GO Morenão Campo Grande
  • 102 3ª 13/07 - Dom 16:00 Mixto/MT x Águia Negra/MS José Fragelli Cuiabá
  • 103 4ª 20/07 - Dom 16:00 Águia Negra/MS x Mixto/MT Ninho da Águia Rio Brilhante
  • 104 4ª 20/07 - Dom 16:00 Atlético/GO x Operário/MS Antônio Accioly Goiânia
  • 106 5ª 23/07 - Qua 20:30 Operário/MS x Águia Negra/MS Morenão Campo Grande
  • 105 5ª 23/07 - Qua 20:30 Atlético/GO x Mixto/MT Antônio Accioly Goiânia
  • 107 6ª 27/07 - Dom 16:00 Águia Negra/MS x Atlético/GO Ninho da Águia Rio Brilhante
  • 108 6ª 27/07 - Dom 16:00 Mixto/MT x Operário/MS José Fragelli Cuiabá

Adversários:

Operário Futebol Clube
http://www.operariofutebolclubems.com.br/





Alcunhas: Galo
Torcedor: Operariano
Mascote: Galo
Fundação:21 de Agosto de 1938
Estádio: Pedro Pedrossian
Capacidade: 45.000
Presidente: Toni Vieira
Treinador:
Liga: Campeonato Sul-Mato-Grossense, Campeonato Brasileiro Série C



Esporte Clube Águia Negra
http://www.aguianegra.net/




Alcunhas/Apelidos: Águia
Mascote: Águia
Fundação: 31 de Maio de 1971
Estádio: Ninho da Águia
Capacidade: 8.000
Presidente: Ilie Vidal
Treinador: Eloi Krueger
Liga: Campeonato Sul-Mato-Grossense, Campeonato Brasileiro Série C
Divisão 2007: Campeão




Mixto Esporte Clube
www.mixtoec.com.br/


Alcunhas: Alvinegro da Getúlio Vargas, Tigre da Vargas
Torcedor: Mixtense
Mascote: Tigre
Fundação: 20 de maio de 1934
Estádio: Verdão
Capacidade: 47.000
Presidente: Júlio Pinheiro
Treinador: Arildo Berdum
Liga: Campeonato Mato-Grossense, Campeonato Brasileiro Série C
Ranking nacional: 78º lugar, 161 pontos

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Picolé?!!

No futebol, quando não se está jogando, tudo vira notícia. No Atlético também é assim!

Vasculhando os jornais e sites da capital goiana, o que virou notícia sobre o Atlético Goianiense foi o Picolé!! Isto mesmo, Picolé! Refrescante alimento comum em nossa sociedade. Principalmente em uma cidade como Goiânia, quente quase o ano inteiro.



Só que, segundo o preparador físico do Dragão Campineiro, não há nutrientes desejáveis neste tipo de alimento. Por isso os jogadores deverão recorrer sempre aos suplementos alimentares que sempre estão e sempre estarão disponibilizados aos jogadores. Picolé?! Nem antes, nem depois dos treinamentos.

A preocupação neste momento é com o fortalecimento muscular dos jogadores. Para isto o preparador físico atleticano vem intensificando os treinos, principalmente na academia. E também há a suplementação nutricional para máximo desenvolvimento muscular. Segundo o profissional não há velocidade sem força muscular.


Um dos jogadores que tem recebido atenção especial é o atacante Juninho (foto). Conformação física esguia, franzino mesmo, durante o recesso ainda perdeu 2 kg. Para aguentar a temporada do segundo semestre e as pancadas dos defensores adversários, Juninho vem passando por fortalecimento físico especial.


quinta-feira, 29 de maio de 2008

Faltam 3

Rubro-Negro ainda busca mais três reforços para a Série C do Brasileiro.

O Atlético contratou até agora sete jogadores e a diretoria continua mantendo contato com o objetivo de trazer pelo menos mais três – um zagueiro e dois atacantes – para o Campeonato Brasileiro da Série C. O diretor de futebol, Adson Batista (foto), espera anunciar os nomes até a próxima semana.
Moré, atacante que está no Brasiliense, esteve perto de acerto com o Atlético mas as negociações não evoluiram bem, não está totalmente descartado, mas muito difícil. Além da parte financeira estar distante de acordo, o time da capital nacional ainda não quer liberar o jogador, pois um de seus atacantes pode sair.
Até agora, o clube contratou os goleiros Wender e Alex, o lateral-direito Cláudio, os volantes Romeu e Coquinho, além do lateral-esquerdo Chiquinho e do apoiador Jorge Henrique.







A preparação da equipe ainda continua enfocando a parte física. Os treinos estão sendo mesclados entre academia e CCT. Somente na próxima semana terão início os treinos técnico-táticos e os coletivos.


O preparador físico não tem dado descanso! Nem mesmo aos finais de semana. Somente domingo à tarde os atletas terão folga!






O único desfalque desta semana tem sido o meia Lindomar, que passou por cirurgia odontológica, e o médico do clube preferiu poupar o jogador, já que poderia haver sangramento do local. Mas logo Lindomar estará de volta aos treinos!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mais 2 contratações

O Atlético apresentou mais 2 jogadores.


Chiquinho Baiano, lateral esquerdo, que estava no futebol pernambucano, eleito melhor da posição no campeonato de lá.

Jorge Henrique, meia armador, que estava no grupo do Guaratinguetá que disputou o paulista deste ano.

A diretoria ainda quer anunciar mais 2 atacantes e 1 zagueiro para iniciar a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

(Re) Contratações

O Atlético apresentou 3 novidades, não tão novas assim.


Os volantes Romeu (34) e Coquinho (28) retornam ao clube. E o lateral direito Cláudio (27) vem pela primeira vez ao Rubro-Negro Goianiense.
Romeu e Cláudio vieram oriundos do futebol mineiro, do Atlético de BH. Coquinho estava no Brasiliense.
Romeu participou da campanha Atleticana no primeiro semestre de 2006, jogando como volante ou zagueiro. Deixou a equipe rubro-negra para se apresentar a um rival aqui da capital, que naquele ano teve uma das suas melhores campanhas na série B, isto na nossa opinião, é claro!
Coquinho fez parte do grupo que subiu o Dragão da série B para a A do goiano. Não temos mais que ressaltar do que sua vontade.
Cláudio estava no Atlético-MG e iniciou o ano como titular, até ter uma contusão muscular. Estava em processo final de recuperação.
Todos os 3 são jogadores altos, acima de 1,80m. Suas contratações foram aprovadas pelo Mauro Fernandes, então faz parte do planejamento montar um time realmente "forte"!

Temos que vê-los jogando para aprovarmos ou não as contratações. Mas em primeiro momento, temos que avaliar que são jogadores que estavam em séries A e B. Com experiência suficiente para jogar bem a série C.

domingo, 25 de maio de 2008

Reunião da Torcida

Ontem, sábado, 24 de maio de 2008, ocorreu uma grande reunião de torcedores atleticanos na tentativa de revitalizar a Torcida. A presença de torcedores foi acima da expectativa. E a reunião foi muito proveitosa.

Neste primeiro encontro ficou decidido, por maioria absoluta de votos, a Unificação das Torcidas que ali estavam representadas.
Foi estabelecido um Conselho Provisório. Este irá redigir um Estatuto, com todas as normas de conduta daqueles que participarão desta organização. Haverá uma Assembléia Geral convocada pelo Conselho Provisório, aonde será aprovado o Estatuto, será montada a Diretoria e todo seu Organograma. Esta diretoria passará por aprovação dos presentes para poder tomar posse. Na Assembléia Geral também será montado o Conselho, que será formado pelos membros que apoiarão e fiscalizarão a diretoria.
O nome da Organização será escolhido através de sugestões e votações. Será escolhido um nome que não vincule o movimento à violência e que seja mais amplo que uma TO (torcida organizada).

sábado, 24 de maio de 2008

Sábado de Feriado em Goiânia



E o Atlético vai seguindo rotina pré-série C
Na sexta-feira o rubro-negro encerrou seu quarto dia de preparação visando o campeonato brasileiro da série C, no qual irá estrear no dia 6 de julho. A movimentação do dia foi novamente física, em dois períodos, e no CCT do Urias Magalhães. Quem reapareceu e deu explicações sobre sua ausência no dia anterior foi o ala direita Ari, que alegou problemas particulares. Como suas argumentações foram aceitas pela diretoria ele participou normalmente das atividades. O clube está à procura de um ala esquerda e Fernando, ex-Juventude e Canedense, está fazendo testes junto ao elenco e poderá ser contratado.
Guilherme Verano da Cruz / http://www.ffesportes.com.br/



Existem especulações sobre atletas que o Dragão está contratando, porém, a diretoria preferiu apresentá-los a partir de segunda (26/05/08). Então, não vou ficar aqui alimentando as "fofocas" da imprensa goiana.
Aliás, sobre a imprensa aqui de nosso Estado, como são amadores! Vivem de alimentar intrigas, falam de "panelas", falam de relacionamentos, falam da vida de pessoal dos atletas, enfim, só fazem jornalismo social; jornalismo esportivo que é bom nada. Estamos aguardando que a nova geração de jornalistas esportivos melhore este cenário regional!
Outra coisa, procurando nos jornais da capital notícias do nosso amado Atlético, fico cada vez mais impressionado com a falta de atenção dada ao nosso clube. Está correto que ainda é início das preparações para a defasada série C. Mas, poderiam pelo menos dar uma nota pequena diária em seus veículos sobre nossa instituição.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Notícias do Elenco



Corpus Christi foi dia de cuidar do físico no Atlético

Apesar do feriado o elenco do Dragão treinou em dois períodos na quinta-feira. Tanto na parte da manhã como no período da tarde aconteceu uma movimentação física no CCT do Urias Magalhães. O ausente foi o ala direita Ari, que ainda não justificou sua falta. O técnico Mauro Fernandes insiste com a diretoria para a marcação de pelo menos 3 amistosos antes da estréia da equipe na série C, no dia 6 de julho em Goiânia, contra o Águia Negra no estádio Antônio Accioly. Existia a expectativa, que não se confirmou, de que o meio campista Coquinho se apresentasse já que o jogador está praticamente acertado com o rubro negro.
Guilherme Verano da Cruz / www.ffesportes.com.br

Contratações

Coquinho é contratado

O Atlético continua se reforçando para o Campeonato Brasileiro da Série C. Depois de trazer o goleiro Alex, ontem o clube anunciou a contratação do volante Coquinho, que defendeu o rubro-negro em 2005. O diretor de futebol, Adson Batista, promete divulgar até amanhã um lateral-esquerdo e um lateral-direito. Desde a semana passada, Coquinho, de 28 anos, estava conversando com Adson Batista com o objetivo de um acerto. Somente ontem as partes chegam a um acordo e o jogador deve se apresentar na manhã desta sexta-feira para iniciar a preparação para o Campeonato Brasileiro da Série C. Há três anos, Coquinho defendeu o Atlético quando a equipe disputava a segunda divisão do futebol goiano. Segundo Adson, estão bem adiantadas as negociações com dois jogadores que atuam pelas laterais. Informações extra-oficiais dão conta que o rubro-negro estaria acertado com Chiquinho. O lateral-esquerdo, que passou pelo Goiás, rescindiu contrato com o Santa Cruz recentemente. Enquanto a diretoria trabalha na contratação de reforços, o técnico Mauro Fernandes segue preparando a equipe para o Brasileiro da Série C. Ontem os jogadores realizaram trabalho físico. O lateral Ari, injustificadamente, não compareceu ontem ao clube.
Edivaldo Barbosa / Jornal HOJE / www.hojenoticia.com.br/

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Demorou, mas aconteceu!

O volante Pituca, que por 3 anos era destaque no Atlético, sempre deixou claro que não gostava de disputar série C do Campeonato Brasileiro. Sempre que chegava na preparação para a série C o jogador começava a dar problemas. Se queixava de tudo, queria impor sua vontade. Em 2006 foi emprestado para a Ponte Preta para a Série B do Brasileiro, até que não jogou mal por lá, mas foi rebaixado. Em 2007 a diretoria atleticana se manteve irredutível, e como não houveram propostas interessantes para o clube, não houve negociações. Mas agora, o jogador veio com várias propostas, uma delas do Atlético Mineiro, estava até avançada, mas como o treinador de lá, Geninho, caiu, a negociação esfriou. Porém, o time verde da capital goiana sempre demonstrava interesse no jogador, mas nunca quis colocar a mão no bolso para gastar com ele. Até que ontem os clubes entraram em acordo e Pituca foi emprestado para disputar a série A.

Não sei de detalhes da negociação, provavelmente hoje teremos maiores detalhes, mas só do fato da diretoria rubro-negra ter vinculado o empréstimo do atleta ao prolongamento do contrato do mesmo já fiquei satisfeito. O contrato do meia-de-contenção iria até 2009, agora irá até final de 2010, e o empréstimo dele ao rival verde será até final de 2008.

Será que ele retornará com mais um rebaixamento na carreira?!





Mais Notícias:

"Dragão busca substituto para Pituca

Após a apresentação oficial do novo técnico Mauro Fernandes na segunda-feira, a terça foi marcada pela reapresentação do elenco do Atlético.As novidades foram os goleiros Wender, que já foi jogador do clube, e Alex Alves de Lima, de 21 anos e 1,90m ex-Sertãozinho e Ituano, que vem para ser o terceiro jogador da posição já que o titular segue sendo Márcio. Com o empréstimo do volante Pituca (foto) para o Goiás na quarta-feira, a diretoria está procurando um jogador para a posição e Coquinho, do futebol candango, parece ser o nome. Para a ala esquerda Chiquinho deverá ser anunciado nas próximas horas. O treinador quer pelo menos 3 amistosos de preparação antes da estréia na série C no dia 06 de julho."
Guilherme Verano da Cruz www.ffesportes.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Elenco do Dragão se reapresentou


Após a apresentação oficial do novo técnico Mauro Fernandes na segunda-feira, a terça foi marcada pela reapresentação do elenco do Atlético. O atacante Juninho e o volante Jair foram as ausências, mas já se justificaram com a diretoria. As novidades foram os goleiros Wender, que já foi jogador do clube, e Alex Alves de Lima, de 21 anos e 1,90m ex-Sertãozinho e Ituano, que vem para ser o terceiro jogador da posição já que o titular segue sendo Márcio. Pituca esteve presente, treinou, afirmou que não quer disputar a série C e continua na expectativa de ser negociado com o Atlético-MG.
por Guilherme Verano da Cruz / www.ffesportes.com.br

terça-feira, 20 de maio de 2008

Reapresentação do Elenco


Após 20 dias de férias, os jogadores se reapresentarão hoje, no CCT (Centro de Concentração e Treinamentos) do Atlético Clube Goianiense, no setor Urias Magalhães.

Ontem Mauro Fernandes se apresentou. Chegou comentando em fazer um bom planejamento, e uma executação ainda melhor. Citou sobre cometer "erros zero", indicando que este trabalho inicial será importantíssimo para uma trajetória bem sucedida no Campeonato Brasileiro da Série C. Qualquer erro tirará a equipe precocemente da competição.
Hoje 18 jogadores se reapresentam. O novo comandante pretende trabalhar com 28.

O Dragão deverá apresentar primeiros reforços hoje durante a reapresentação do elenco, mas ainda não há confirmação de nenhum nome.

Já Pituca não tem em seus planos a permanência no elenco Atleticano. Ontem (19/05) passou o dia em negociações com a diretoria e seu empresário. Há interesse de alguns clubes, como Atlético-MG, Criciúma, entre outros. Mas ainda não há definição do caso.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dada a Largada rumo à série B!

> Mauro Fernandes é apresentado no Dragão

Na manhã de hoje a diretoria de futebol do Atlético apresentou o técnico Mauro Fernandes. O treinador irá comandar o time no Campeonato Brasileiro da série C.Mauro Fernandes é um velho conhecido do futebol goiano: foi campeão estadual com o [time verde] em, 1996 e 1997. A diretoria atleticana apresentou oficialmente o novo técnico rubro-negro, Mauro Fernandes da Silva, 54, natural de Sete Lagoas-MG que irá comandar o Dragão no brasileiro da terceira divisão. O novo técnico elogiou a estrutura do clube e afirmou que espera fazer um bom trabalho a frente do Atlético. Mauro Fernandes já comandou grandes clubes do futebol brasileiro. O técnico atleticano já passou pelo Botafogo, Coritiba, Bahia, Santa Cruz e outras equipes. O Atlético estréia no brasileiro da terceira divisão no dia, 7 de Julho, jogando contra o Águia Negra-MS. Na segunda rodada o time campineiro enfrenta o Mixto-MT, fora de casa no dia 13 de Julho. Até o momento a diretoria de futebol atleticana ainda não anunciou nenhum reforço, mas alguns jogadores estão sendo negociados. O atacante Moré e o volante Coquinho estiveram no clube essa semana, os dois poderão reforçar o time na competição.
Autor/Fonte: Rodrigo Augusto 19/05/2008 12:23

Relembrar para Animar!!!

Relembrando momento maravilhoso no Campeonato Goiano 2008!

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE 4 X 0 time do st. universitário

Início da Caminhada!


Diretoria confirma apresentação do treinador para hoje,

"Vai começar a trajetória rumo a série B

O Atlético inicia hoje o caminho rumo a série B, e o primeiro passo será a apresentação do novo treinador. Se trata de Mauro Fernades, um técnico vencedor e que já dirigiu grandes clubes do futebol brasileiro, em 2004 Mauro levou o brasiliense da série B para a elite do futebol brasileiro, e em 2006 tirou o Vitória da série C levando o clube baiano para a B.O treinador será apresentado as 11:00 horas desta segunda feira no Ct. E amanha já começam todos os trabalhos visando o acesso a série B do brasileiro."
Fonte: Assessoria de imprensa - Rômulo César / http://www.atleticocg.com.br/

Nos cabe agora acompanhar a apresentação da comissão técnica, ver como será o planejamento, os novos contratados que chegarão, para avaliarmos o trabalho para chegarmos à série B do futebol brasileiro.

sexta-feira, 16 de maio de 2008


Oficialmente, dia calmo no Atlético. Mas nos bastidores negociações a todo vapor!


Especulam-se nos nomes de 2 jogadores, Moré (atacante, ex-Bahia) e Coquinho (volante, ex-Atlético/GO), ambos estão atualmente no Brasiliense e não estão sendo utilizados.


A expectativa é que pelo menos 5 novas contratações sejam apresentadas juntamente com o novo comandante na segunda-feira, dia 19 de maio/08.


Vamos aguardar!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Montando o time para a Série C do Brasileiro 2008

O Atlético após eliminação do Campeonato Goiano na semi-final e também na fase de oitavas-de-final da Copa do Brasil deu férias para seus jogadores. Também dispensou outros e a comissão técnica.


Mas dia 20 de Maio de 2008 se reapresentará.


Na chefia da comissão técnica teremos o Mauro Fernandes. Técnico que já passou por diversas equipes, sendo considerado um técnico mediano. O que levou a diretoria do nosso Atlético Clube Goianiense a contratá-lo foi o histórico de já ter levado o Vitória-BA da série C pra série B e o Brasiliense da B pra série A. Tomara que tenha mais uma ascensão em seu currículo após a temporada de 2008.


A diretoria do Dragão da Campininha espera na reapresentação do elenco apresentar também reforços para a disputa da série C!


Elenco Atleticano:


Gol - Márcio e Wender

Zaga - Jairo, Rafael e Gilson

Lateral /Ala Direita - Ari

Lateral /Ala Esquerda - Julinho

Meia Defensivo - Robston, Jair, Pituca (este provavelmente deixará o elenco)

Meia Armador - Anailson, Lindomar, Wesley, Renatinho e Rui

Atacantes - Juninho, Rivaldo e André Leonel
(este último se recuperando de contusão)



Títulos e História


Fundado em 02 de abril de 1937

Títulos:
Campeão Goiano da 1ª Divisão 1944, 1947, 1949, 1955, 1957, 1964, 1970, 1985, 1988, 2007

Campeão Goiano da 2ª Divisão2005

Campeão da Copa Goiânia1999

Campeão do Torneio da Integração Nacional1971

Campeão Brasileiro da Série C 1990
HISTÓRIA ATLETICANA
Como tudo começou...
Com a camisa igual à do Flamengo e o escudo semelhante ao do São Paulo, porque Edison Hermano, um dos seus fundadores e seu primeiro goleiro era flamenguista e são-paulino, o Atlético iniciou, ao ser fundado em 2 de abril de 1937, a implantação do futebol em Goiânia, a então recém-fundada cidade de Goiânia. Passaram-se 50 anos desde então. Meio século de atividades sem interrupção, nem sempre alegres, mas, na maioria das vezes gloriosas, enriquecendo o futebol goiano. A foto bem mostra o estilo da época, que para os saudosistas provoca longos suspiros. Estão do outro lado da objetiva do fotógrafo Antônio Daniel (falecido), os dois seguintes não identificados, Calimério Machado, um dos fundadores, Afonsinho Gordo (falecido), Lisboa Machado (ex-deputado federal), os dois seguintes também não identificados, Pneu, João de Brito Guimarães-recém-falecido-Neige José, Nicador Gordo, Zé Barbeiro e Parateca, ex-prefeito da capital. Abaixados, sempre da esquerda para a direita, Orlando Feresin (falecido), treinador e pai de dois dos maiores craques do futebol goiano, Pixo e Dido, Geraldo Bacalhau, um não identificado, Ondumar Sarti, Geraldo, Jason Santana, Moreno e Benê. Sentados, os goleiros Vicente Pereira de Melo e Edison Hermano de Brito (falecido). Como se observa, os atletas usavam toucas para proteger os cabelos e os goleiros não abriam mão das indefectíveis joelheiras. Outro detalhe, cada um usava meias a seu gosto. Uma época que passou, mas o Atlético continuou, e continua, passada mais da metade de um século...
1944 - O Primeiro Campeão Goiano
Em 1944 disputou-se o primeiro campeonato oficial de futebol em Goiás. A bem da verdade, foi um campeonato curto, posto que na época existiam apenas cinco clubes. É verdade, também, que a então jovem capital com apenas 12 anos de fundada, não comportava mais do que isso. Naturalmente houve muitas irregularidades, mas que não tiraram o mérito do primeiro grande campeão goiano, que foi o Atlético Clube Goianiense, também o primeiro clube fundado em Goiânia a 02 de abril de 1937.
OS PARTICIPANTES
Atlético, Goiânia (fundado em 1938), Vila Nova (fundado em 1943), Goiás (fundado em 1943) e o Campinas (fundado em 1943 e que se utilizava dos reservas do Atlético.
A DIRETORIA
No ano do seu primeiro título, o Atlético contava com uma diretoria respeitável, composta de homens ilustres e de muito valor. Era essa a diretoria atleticana: Presidente: Reinaldo Toni, 1° vice: Manoel Domingos Terrível, 2° vice: Antônio Accioly, Secretário geral: Édison Hermano de Brito, 1° Secretário: José Lua Bittencourt, 2° Secretário: Adail Ferreira de Moraes, 1° Tesoureiro: Walteno Cunha Barbosa, 2° Tesoureiro: Acácio José, Treinador: Orlando Feresin como se observa, o treinador era eleito juntamente com a diretoria.
O TIMAÇO
O Atlético foi campeão não porque seus adversários fossem fracos, mas sim por que seu time era poderoso e bom. Tinha poucos jogadores e seu elenco era muito homogêneo, com reservas e titulares se confundindo. Eis o elenco campeão, primeiro campeão goiano: Paulista (Wolney), Tonico (Ditinho) e Chancão (Fão), Waldemar Bariano, Tocafundo (Mira), Pixo (Pirulito); Cid, Ari, Cigano, Nazaré, Dido e Nery.
OS JOGOS
0 Atlético foi campeão invicto, vencendo todos os seus adversários. A história registra os seguintes resultados: Atlético 10 x 0 Vila Nova - Atlético 5 x 0 Campinas - Atlético 3 x 2 Goiás - Atlético 4 x 2 Goiânia.
Ao encerrar o campeonato, cheio de confusão, o Atlético venceu o Goiânia por 4 x 2 na final, realizada dia 18/11/44. Nesse dia, sem opção de banco, o treinador Orlando Feresin lançou no time seu filho DIDO, então com 17 anos, sendo obrigado a assinar uma autorização pelo fato da condição de menor do garoto, que seria famoso. E Dido, menino ainda, marcou dois dos quatro gols do primeiro grande titulo.
O Super Time de 1955
O ano de 1955 foi todo atleticano. Moacir Cícero de Sá era o presidente. Um homem trabalhador, dedicado e disposto a dar um título de campeão ao Atlético, cuja última conquista datava de 1947.Seu maior trabalho, no entanto, não foi com o elenco, mas sim com a construção da arquibancada que ali se encontra até hoje. O elenco estava montado, muito ajustado só com pratas da casa, ninguém de fora. Um time, de treinador a ponta esquerda todinho ele de Campinas. Foi um dos maiores times de todos os tempos. Basta dizer que ao sagrar-se campeão invicto, o Atlético truncou uma série de cinco anos seguidos de absoluta hegemonia do Goiânia.
O TÍTULO
O Campeonato de 1955, o mais longo da história, contou com a presença de uma dezena de clubes. Foram dezoito jogos, turno retorno para que o rubro-negro levantasse o mais memorável titulo de sua gloriosa trajetória.
Fioravante Salerno, o Fiori, um calabrês estabelecido no comércio da avenida 24 de Outubro assumiu o comando técnico do time e sua virtude maior era a amizade e o respeito mútuo. Ele nunca tinha problemas, pois apesar de um elenco reduzido, adaptava um jogador a qualquer circunstâncias. Epitácio, por exemplo, era ponta-direita, ponta-esquerda, meia-armador médio-volante, centro-avante, era tudo. Todos eram tudo naquele inesquecível esquadrão que ficou mais de vinte jogos sem conhecer o sabor de uma única derrota.
MEMÓRIA
No começo do ano o Atlético excursionara a Cuiabá, onde disputara três jogos, com uma vitória, um empate e uma derrota. Era a primeira vez que um clube goiano saia do Estado de Goiás para mostrar seu futebol. Na volta, uma sexta-feira, o time estava desfalcado. Pitinho se contundira em Cuiabá e Fiori lançava Maltez no gol. Epitácio, a contra-gosto, era deslocado para a ponta-esquerda. E a estréia foi contra o Goiás. Vitória memorável do Atlético por 6x2!
Depois disso foi uma festa em sequência, em 17 capítulos, pois os 17 jogos seguintes foram levados de vencida; Atlético campeão de 1955.
Com o estádio da avenida ParanaTba super-lotado, na tarde de 18 de dezembro de 1955, o Atlético dobrava o Goiânia, colocando seu terrível adversário de joelhos e impunha-lhe os memoráveis 2x1. Foi naquele dia que o lateral-direito reserva, Jair de Souza, por coincidência irmão do titular Oiama, no dia contundido, sentou-se sobre a bola para que a barulhenta torcida campineira pudesse gritar "olé!".
OS HERÓIS
Dois homens sofreram mais que todos durante a inesquecível campanha. Um era o presidente Moacir Cícero de Sá, sempre agitado, inquieto roendo as unhas nervosamente, mas sempre cavalheiro, sempre educado, sofria quando Pitinho ia buscar a bola no fundo das redes. E pulava como uma criança toda vez que Fábio massacrava os goleiros inimigos. O outro sofredor foi Epitácio, o grande símbolo do Atlético. Ele brigava até com a torcida e não acreditava em bola perdida. Corria noventa minutos, perturbava a defesa contrária, irritava os juízes e deixava a torcida inimiga com os nervos à flor da pele. Epitácio nascera para ser o grande vencedor. Na derrota se abatia. Aquilo era amor por uma camisa e respeito por uma torcida.
HERÓIS
No fim, todos dependeram de todos. Das defesas monumentais de Pitinho aos desconcertantes dribles de Joãozinho na linha de fundo, o time era uma verdadeira sinfonia, um conjunto de harmonia, onde todos falavam a mesma língua e jogavam o mesmo futebol. Foi a grande arma da inesquecível conquista. PITINHO, PLINIO e IDEON; OIAMA, OSVALDINHO e TONHO OSCAR; JOÃO PINTO, EPITÁCIO, VITALINO, FABIO e JOÃOZINHO. Mais ainda, o concurso, ao longo da histórica caminhada, de Jair Tocafundo, Itacaramby, José Mendonça, Fabinho, Maltez Gadia, garotos que estavam aprendendo a arte de empolgar o público.
1957, outra vez...
No começo de 1955, para uma curta excursão a Cuiabá, o Atlético, em face de algumas contusões, teve de recorrer ao Goiás, tomando dois craques por empréstimo: o zagueiro central Manduca e o centro-avante Eudes, o maior gênio que o futebol goiano conheceu. Um homem que jogava sem bola e que encantava a platéia por sua genialidade. Pois bem, ao voltarem de Cuiabá, os dois se empolgaram com o Atlético e se iniciou um namoro que duraria mais de um ano.
O tempo passou e chegou 1957. E Manduca e Eudes se incorporavam, em definitivo, ao elenco rubro-negro. De quebra, sem contrato com o Goiânia, chegava o goleiro China, com suas defesas monumentais e seu jeito muito especial de gritar durante os noventa minutos, orientando sua defesa e distribuindo lançamentos em profundidade para os atacantes: Resultado: Atlético, Campeão Invicto de 1957, ano em que conquistou também o Troféu dos Invictos.
ACADEMIA
O time de 1957 parecia jogar por pensamento, tal a uniformidade, tal a sintonia de suas peças. Para chegar ao memorável título, que data de 30 anos, o Atlético lançou mão de uma constelação de astros: CHINA, MANDUCA E PLÍNIO, ALDO, OSVALDINHO E GADIA, EPITÁCIO, FABINHO, EUDES, FÁBIO E VITALINO, elenco que teve ainda Pitinho, Bebé, Louro e outros.
Era ao ano 30 da fundação do Atlético que conquistava seu 5° título de campeão e que ficaria 7 anos em jejum, até que chegasse o ano de 1964 com aquela famosa máquina montada por Gilberto Alves.
Dido, garoto campeão
O Atlético teve um artilheiro de inesquecível memória. Ele se fez presente já no primeiro título conquistado pelo rubro-negro em 1944. 0 registro de Carlos Heidel Feresin, consagrado como DIDO, teve uma passagem curiosa como futebolista.
No dia 18 de novembro de 1944 o Atlético chegava ao final com o Goiânia para disputar o histórico título de primeiro campeão oficial.
Orlando Feresin, o treinador, tinha um filho que era titular, Pixo. E para o último jogo tinha uma dificuldade: escalar o meia-esquerda, já que o titular estava machucado. No time de reservas, um segundo filho seu, o menino DIDO, que ainda não havia completado 17 anos. Era menor e a lei não permitia. Orlando Feresin teve que assinar a súmula como responsável pelo garoto, assumindo todas as responsabilidades como pai. O garoto foi lançado. O Atlético ganhou de 4 x 1, foi campeão invicto, DIDO estreiou e marcou dois gois.
Foi um começo brilhante. Campeão em apenas 90 minutos. Depois ele foi artilheiro constante até se transferir, em 1948, para o futebol paulista chegando a brilhar no futebol italiano. Já não existem artilheiros como DIDO. Que pena!
Ataque poderoso
De 1950 a 1955 o Atlético tentou montar um grande time. O Goiânia seu velho e tradicional adversário, não dava chance. E naquele quinquênio o Atlético sempre teve um ataque agressivo, como mostra essa foto de Hélio de Oliveira, de 1954 onde aparecem Renato, Epitácio, Vicente Tocafundo, Dimas e Fábio. Atrás, Fausto Costa e Oliveira Roriz se divertem com Plínio Hidalgo de costas.
Os Goleadores
Pelo Atlético passaram os maiores goleadores do futebol goiano. Seria ocioso citar nomes de quantos vestiram a camisa rubro-negra, balançando redes e fazendo os melhores goleiros se ajoelharem, impassivos diante do poderio atleticano. Aqui nos atemos aos homens que chegaram ao final dos campeonatos comandando o pelotão dos goleadores do futebol goiano. Os anos em que o Atlético teve o artilheiro-mor foram:
1944 - Ari 8 gols1947 - Dido 17 gols1948 - Tarzan 21 gols1949 - Tarzan 18 gols1955 - Fábio 21 gols1970 - Dadi 13 gols1972 - Dadi 12 gols1978 - Baltazar 31 gols - recordista absoluto1985 - Bill 21 gols
Os Meninos do Atlético
O Atlético sempre devotou muito carinho com seu infantis. Muitos dos grandes astros do futebol goiano saíram das divisões menores do rubro-negro de Campinas. No começo dos anos 50 foi maior essa preocupação. A foto que ilustra o texto, de 1953, mostra alguns meninos que no futuro seriam grandes ídolos da torcida goiana. Bebé, Maltez (falecido) Gadia, Vaniano, Cheirinho, Fabinho, que foi super-astro, Marinho e Joãozinho. Em tempos diferentes o Atlético forjou os maiores craques do futebol goiano, de sua divisão menor saindo craques como Epitácio, Louro, Fábio, João Pinto, Joãozinho e tantos outros.
Esses Meninos Levados...
Essa meninada que aparece na foto, arrebanhada na primeira metade dos anos 50, é hoje um grupo de senhores grisalhos, pessoas bem sucedidas na vida. O destino os reuniu, certa feita vestindo a camiseta do Atlético e depois cada um seguiu seu próprio destino. Aparecem: Pitinho, Itacaramby, Tonho Rodrigues, Nasson, Louro e Bebé.Agachados: Batatinha, Badi Bariani, Zanoni, Laerte e Bolinha.
Aqueles meninos davam um trabalho!

Hino Atleticano

Meu Atlético Meu Estandarte
Modéstia a parte
Tem a Força quente
de um DRAGÃO

Meu Atlético tem a Mania
de Dar Alegria
pro meu CORAÇÃO

Meu Rubro-Negro,
Eu chego e vejo
Você cumprindo
meu desejo de Vencer
Vencer, Vencer

Da gosto Ver,
Nosso Esquadrão
Rolando a Bola pelo Chão
e dando um Show
É mais um Gol

Le, lele, le, oh
le, lele, le, oh
Atléti-co

Le, lele, le, oh
le, lele, le, oh
Atléti-co

Blog dos Rubro-Negros Goianienses

Resolvi criar este BLOG para manter postagens sobre o mais querido do futebol do Centro-Oeste, o ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE.



Tentarei manter informações diárias do nosso Dragão Campineiro!!



Saudações Rubro-Negras!!!